Milionário francês comprou guilhotina por oito mil euros

Apesar de ser apenas uma réplica, a venda da guilhotina num leilão gerou polémica.

Notícia

© Reuters

Fábio Nunes
11/07/2018 23:55 ‧ 11/07/2018 por Fábio Nunes

Mundo

França

Uma réplica de uma guilhotina com 150 anos foi comprada por oito mil euros esta quarta-feira num leilão realizado em Paris, adianta a BBC.

Ocomprador foi Christophe Février conhecido por ser um colecionador de objetos bizarros. A venda gerou controvérsia em França. Embora seja uma réplica e, obviamente, nunca tenha sido utilizada, o supervisor dos leilões em França opôs-se à venda da guilhotina.

“Eles não deviam ter vendido esta guilhotina. Objetos como as roupas de pessoas deportadas para campos de extermínio nazis e instrumentos de tortura são sensíveis”, disse um porta-voz do supervisor ao Le Parisien.

A verdade é que a oposição do supervisor de leilões não impediu a venda bem sucedida da guilhotina. Bastaram dois minutos para que Christophe Février dobrasse o preço inicial de quatro mil euros.

A réplica da guilhotina tinha estado anteriormente exposta num museu de tortura em Paris. Depois disso esteve num clube de jazz que ocupou as instalações onde esteve outrora o museu.

Já se venderam guilhotinas verdadeiras em França. Em 2011, foi vendida uma guilhotina por 220 mil euros num leilão em Paris.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas