Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Rapazes foram ensinados a mergulhar mas não serão resgatados hoje

O governador regional da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, fez esta sexta-feira uma conferência de imprensa, a partir do local onde se encontram presos, há 13 dias, a equipa de futebol juvenil e o seu treinador, na Tailândia.

Rapazes foram ensinados a mergulhar mas não serão resgatados hoje
Notícias ao Minuto

18:35 - 06/07/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Tailândia

"Neste momento, não podem mergulhar", indicou o governador regional da província de Chiang Rai em conferência de imprensa, esta sexta-feira. Depois de vários atrasos, Narongsak Osottanakorn falou aos jornalistas, a partir de Tham Luang, por volta das 00h30 de sábado (hora local, 18h30 de sexta-feira em Lisboa).

"Vamos tentar delinear o melhor plano. Se o risco for mínimo, vamos tentar [o resgate]. Temos medo das condições meteorológicas e do oxigénio na gruta. Temos que tentar delinear um plano e descobrir que plano é o melhor", acrescentou.

O governador colocou assim de lado, pelo menos para já, a hipótese que ia sendo avançada de que as operações de resgate poderia começar já esta sexta-feira (sábado de madrugada na Tailândia). Mesmo admitindo que as crianças e o treinador "já aprenderam a mergulhar", explica que é necessário "haver risco mínimo" na altura de dar início à operação de resgate.

Por outro lado, conforme indica um jornalista no local, não será viável a continuação dos rapazes dentro da gruta durante meses. "Se chover, e a situação não for boa, tentaremos tirar os rapazes de lá", afirmou Narongsak Osottanakorn. Quando questionado sobre se a equipa juvenil e o treinador poderiam ter que ficar dentro da caverna durante quatro meses, "riu-se". 

O chefe dos comandos da marinha tailandesa, Apakorn Yookongkaew, fez uma afirmação no mesmo sentido: "Pensávamos que os rapazes ficariam seguros dentro da caverna por algum tempo, mas as circunstâncias mudaram. Temos um tempo limitado".

Um mergulhador belga, Ben Reymenants, havia indicado à imprensa do seu país que estava em stand-by para uma missão, espolentando rumores sobre um resgate iminente. “É uma corrida contra o tempo, porque espera-se chuva torrencial para domingo. Mas mantemo-nos positivos. Esperamos que os primeiros dois jogadores estejam à saída hoje”, indicou, em entrevista ao Het Laatste Nieuws, citado pelo Guardian.

A informação foi, entretanto, desmentida pelo mesmo mergulhador.

Recorde-se que os trabalhos que estavam a ser feitos no sentido se abrir um buraco até ao local onde estão os rapazes saíram gorados, uma vez que não foi possível encontrar um local que permitisse a escavação em segurança. A única saída para a equipa juvenil e o seu treinador será mesmo o labirinto de túneis por onde entraram, conforme sustentou o próprio governador, esta sexta-feira.

Sublinhe-se que a proximidade de um período de chuvas intensas está a pressionar o trabalhos das equipas de resgate. Se por um lado se torna urgente retirar as 13 pessoas antes de começar a chover, que acontecerá já amanhã, sábado, por outro as condições não são as ideais (nível de oxigénio nas cavernas desceu).

Recorde-se que se trata de um percurso de 3,2 quilómetros, entre mergulhos e escalada, em locais completa ou parcialmente inundados. São precisas cinco horas para percorrer todo o caminho até à saída da caverna, em condições que são exigentes para profissionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório