Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Grupo que ficou preso em gruta na Tailândia fazia "ritual de iniciação"

Jovens acabaram por ficar presos quando as águas da chuva bloquearam a saída da gruta.

Grupo que ficou preso em gruta na Tailândia fazia "ritual de iniciação"
Notícias ao Minuto

08:50 - 04/07/18 por Andrea Pinto

Mundo Tailândia

Um dos membros da equipa de resgate, que ajudou a encontrar o grupo de 12 jovens que ficaram presos numa caverna na Tailândia, revelou que as crianças entraram na gruta no âmbito do que seria um ritual de iniciação.

Os 12 meninos e o seu treinador entraram na caverna Tham Luang, na província de Chiang Rai, no dia 23 de junho, depois de mais um treino da equipa. Segundo um mergulhador holandês, participavam numa espécie de praxe, em que o objetivo era caminharem até ao fim da gruta, gravarem os seus nomes nas rochas, e ir embora. No exterior do túnel, deixaram os sapatos e as mochilas.

Contudo, as chuvas fortes que se fizeram sentir bloquearam a saída e deixaram o grupo preso no interior da caverna.

Quando já se temia o pior, quase dez dias depois de terem sido dados como desaparecidos, os rapazes e o seu treinador foram encontrados vivos.

Os voluntários britânicos Robert Charles Harper, Richard Stanton e John Volanthen foram os primeiros a conseguir alcançar a gruta onde se encontravam as crianças, ainda antes dos especialistas da marinha tailandesa.

As autoridades tailandesas investem agora todos os esforços no resgate daquelas crianças, cuja situação sensível dificulta a saída debaixo de água. Este é um processo que poderá demorar semanas ou meses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório