A restauração de uma efígie de São Jorge, situada dentro de uma igreja de Estella, município espanhol localizado em Navarra, poderá tornar-se destino de peregrinação dos curiosos e não por bons motivos. A estátua policromática datada do século XVI, que pretende ilustrar a luta de São Jorge contra um dragão, tem agora um rosto que parece ter sido submetido a uma ritidoplastia.
Este é o segundo caso de uma igreja espanhola que é ludibriada por um restaurador menos capaz. Recorde-se a celebre restauração do ‘Ecce Homo’, fresco de Elías García Martínez, que foi adulterado pelas boas intenções de uma paroquiana de 80 anos, Cecilia Gimenez. O resultado foi tão mau que o fresco levou milhares de visitantes à localidade de Borja, em Saragoça.
De acordo com o autarca de Estella, Koldo Leoz, citado pelo El Mundo, o trabalho realizado por uma professora da localidade, a pedido do pároco da igreja de San Miguel de Estella, onde está a efígie. O pedido, porém, foi feito sem o conhecimento da autarquia e sem o conhecimento das autoridades competentes, clarifica Leoz.
Imagem da estátua de São Jorge antes e depois da famigerada restauração© Reprodução ArUsSL
O autarca publicou no Twitter a imagem de uma das notícias sobre o assunto, lamentado a situação: "Hoje, Estella (Lizarra em basco) é notícia não pelo seu património histórico, artístico, arquitetónico e cultural em geral, é notícia por uma lamentável intervenção numa estátua de São Jorge do século XVI".
Hoy #Estella #Lizarra no es noticia por su espectacular patrimonio histórico, artístico, arquitectónico y cultural en general, lo es por una desgraciada actuación en una talla de San Jorge del siglo XVI que se encuentra en uno de los imponentes templos religiosos de la ciudad pic.twitter.com/EYf8IwTdQp
— KoldoLeozGarciandia (@koldinni) 25 de junho de 2018
A restauração é agora, naturalmente, motivo de piada nas redes sociais, surgindo repetidamente a comparação com o caso do fresco 'Ecce Homo'. A reincidência deste tipo de 'crime' artístico já levou, inclusive, alguns oficiais a pedir que sejam passadas multas em situações deste género.
!Para flipar¡ Una escultura policromada de primera mitad del s.XVI ha sufrido una "restauración" de manos inexpertas. Se trata del "San Jorge" de la Capilla del mismo nombre junto a la Iglesia de San Miguel de Estella en Navarra.Es IRRECUPERABLE:Imágenes de @ArtUsSL pic.twitter.com/fXUnb72mn1
— Alejandro Falceto (@alejandrofalce) 22 de junho de 2018