Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Irão quer destruir Israel ao aumentar capacidade nuclear, acusa Netanyahu

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou hoje o Irão de querer construir armas nucleares para destruir Israel após Teerão anunciar o aumento da sua capacidade de enriquecer urânio.

Irão quer destruir Israel ao aumentar capacidade nuclear, acusa Netanyahu
Notícias ao Minuto

15:11 - 05/06/18 por Lusa

Mundo Israel

"O 'ayatollah' Khamenei, guia supremo iraniano, declarou há dois dias a sua intenção de destruir o Estado de Israel", disse Netanyahu, num vídeo difundido nas redes sociais, afirmando que o Irão pretende "constituir um arsenal nuclear através do enriquecimento de urânio ilimitado".

O enriquecimento de urânio permite produzir combustível para as centrais nucleares de produção de eletricidade ou pode ter outras aplicações civis, no campo da medicina por exemplo, mas altamente enriquecido e em quantidade suficiente o urânio pode também permitir o fabrico de uma bomba atómica.

Israel considera o Irão como a sua maior "ameaça existencial" e opõe-se ao acordo nuclear iraniano que visa, em troca de um levantamento progressivo das sanções internacionais, assegurar que o Irão não desenvolva armas nucleares.

O acordo nuclear foi assinado entre o Irão e o grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha), sendo que Washington abandonou o acordo em maio deste ano.

Acusado pelos Estados Unidos e Israel de tentar obter a arma atómica, o Irão sempre afirmou que o seu programa nuclear tinha unicamente fins pacíficos e civis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório