Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Líbano inicia exploração de petróleo em área também pretendida por Israel

O ministro da Energia libanês anunciou, na terça-feira, o início da primeira fase de exploração dos blocos petrolíferos 4 e 9, situados em águas profundas do Mediterrâneo, que o país quer explorar apesar da disputa com Israel sobre a soberania.

Líbano inicia exploração de petróleo em área também pretendida por Israel
Notícias ao Minuto

06:46 - 30/05/18 por Lusa

Mundo Disputa

Cesar Abi Jalil explicou, em conferência de imprensa, que o governo libanês deu luz verde, na terça-feira, aos planos de exploração apresentados pelo consórcio integrado pela francesa Total, italiana e Eni e Novatek, ao qual foi concedido o direito de explorar esses blocos.

O ministro especificou que a primeira fase poderia durar até três anos e que o primeiro poço de petróleo poderia começar a ser furado em 2019, se tudo correr como previsto.

Em fevereiro, as autoridades libanesas assinaram os dois primeiros contratos de exploração e produção de hidrocarbonetos com a Total, a Eni e a Novatek. As duas primeiras têm 40% cada do consórcio e a russa 20%.

O Governo libanês concedeu às empresas a licença para os blocos 4 e 9, apesar de Israel reclamar a soberania sobre o segundo.

Israel e Líbano disputam um triângulo marítimo com 860 quilómetros quadrados, dentro do qual está o bloco 9, já que as fronteiras marítimas entre os dois países nunca foram delimitadas, devido ao conflito entre ambos.

O país árabe espera extrair petróleo e gás as suas necessidades energéticas e o seu exército assegurou estar disposto a defender "os seus direitos à sua riqueza nos hidrocarbonetos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório