Líbano inicia exploração de petróleo em área também pretendida por Israel

O ministro da Energia libanês anunciou, na terça-feira, o início da primeira fase de exploração dos blocos petrolíferos 4 e 9, situados em águas profundas do Mediterrâneo, que o país quer explorar apesar da disputa com Israel sobre a soberania.

united states shale oil

© Getty Images

Lusa
30/05/2018 06:46 ‧ 30/05/2018 por Lusa

Mundo

Disputa

Cesar Abi Jalil explicou, em conferência de imprensa, que o governo libanês deu luz verde, na terça-feira, aos planos de exploração apresentados pelo consórcio integrado pela francesa Total, italiana e Eni e Novatek, ao qual foi concedido o direito de explorar esses blocos.

O ministro especificou que a primeira fase poderia durar até três anos e que o primeiro poço de petróleo poderia começar a ser furado em 2019, se tudo correr como previsto.

Em fevereiro, as autoridades libanesas assinaram os dois primeiros contratos de exploração e produção de hidrocarbonetos com a Total, a Eni e a Novatek. As duas primeiras têm 40% cada do consórcio e a russa 20%.

O Governo libanês concedeu às empresas a licença para os blocos 4 e 9, apesar de Israel reclamar a soberania sobre o segundo.

Israel e Líbano disputam um triângulo marítimo com 860 quilómetros quadrados, dentro do qual está o bloco 9, já que as fronteiras marítimas entre os dois países nunca foram delimitadas, devido ao conflito entre ambos.

O país árabe espera extrair petróleo e gás as suas necessidades energéticas e o seu exército assegurou estar disposto a defender "os seus direitos à sua riqueza nos hidrocarbonetos".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas