Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Israel intercetou embarcação que tentou romper bloqueio a Gaza

Militares israelitas intercetaram a embarcação que partiu hoje de manhã do porto de Gaza e que tentava romper o bloqueio imposto por Israel e chegar a Chipre com feridos e estudantes a bordo, confirmaram hoje fontes palestinianas.

Israel intercetou embarcação que tentou romper bloqueio a Gaza
Notícias ao Minuto

16:54 - 29/05/18 por Lusa

Mundo Hamas

Adham Abu Selmeya, da Comissão Nacional de Desafio do Bloqueio, confirmou em comunicado que quatro navios armados israelitas intercetaram a embarcação palestiniana, batizada "Barco da Liberdade", no limite das nove milhas, que foi recentemente alargado na zona norte, do habitual limite de seis milhas, para a temporada alta de pesca.

Até ao momento, o exército israelita não confirmou que o navio tenha sido intercetado.

Na embarcação, para além da tripulação, viajam 17 civis palestinianos, incluindo dois feridos, vários estudantes e residentes com dupla nacionalidade que querem deixar o enclave.

O navio, que tinha como destino o Chipre, estava acompanhado por outra embarcação com jornalistas e dezenas de barcos que tinham previsto acompanhá-los até ao limite das seis milhas, numa ação organizada pela Comissão da Grande Marcha de Retorno, e que faz parte das mobilizações que começaram no passado dia 30 de março, com manifestações semanais junto da fronteira com Israel.

Os barcos partiram num ambiente festivo do porto de Gaza, onde os viajantes se encontravam desde o início da manhã, alguns de muletas, outros com malas de viagem, e com a presença de bandas musicais e muitos populares, convocados pela comissão organizadora.

Do lado israelita, o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, disse que Israel mantém forças navais na zona e recordou que já tinham alertado os palestinianos do perigo e da ilegalidade da iniciativa.

A comunicação social palestiniana da Faixa de Gaza, governada pelo movimento islamita Hamas, assegurou que o barco permanece cercado por quatro embarcações militares israelitas e que perdeu o contacto com os passageiros.

Hoje vive-se um aumento da tensão na região, após o lançamento, esta manhã, de 28 morteiros de Gaza para Israel, a que as forças armadas israelitas responderam ataques a mais de 30 alvos militares em oito locais diferentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório