Meteorologia

  • 20 JUNHO 2018
Tempo
26º
MIN 26º MÁX 26º

Edição

Liga anuncia acordo com M5S sobre primeiro-ministro e governo para Itália

O líder da Liga (extrema-direita), Matteo Salvini, anunciou hoje um acordo com o Movimento 5 Estrelas (antissistema) sobre a composição do próximo governo e o nome do primeiro-ministro, a apresentar na segunda-feira ao Presidente italiano.

Liga anuncia acordo com M5S sobre primeiro-ministro e governo para Itália
Notícias ao Minuto

16:44 - 20/05/18 por Lusa

Mundo Matteo Salvini

"Chegámos a acordo sobre o chefe e os ministros do governo e esperamos que ninguém vete uma escolha que representa a vontade da maioria dos italianos", anunciou Salvini, acrescentando que nem ele nem o líder do M5S, Luigi di Maio, serão primeiro-ministro.

Salvini precisou que o acordo vai ser apresentado na segunda-feira ao Presidente, Sergio Mattarella.

Os dois partidos anunciaram na sexta-feira um "contrato de governo" que rejeita a austeridade e as "ordens" de Bruxelas e promete "firmeza" na luta contra a corrupção, o crime e a imigração.

Segundo a imprensa italiana, Salvini deverá ficar à frente do Ministério do Interior e Di Maio do Ministério do Trabalho ou do Desenvolvimento Económico.

Como é habitual no M5S, os militantes foram convidados a pronunciar-se sobre o "contrato de governo" pela internet na sexta-feira e, segundo o partido, "mais de 94%" aprovaram-no.

A Liga, antigo partido secessionista designado Liga do Norte, convidou por seu lado os seus simpatizantes a pronunciar-se no sábado e hoje deslocando-se a um de cerca de mil postos instalados em todo o país. Os resultados deverão ser anunciados hoje à noite.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.