Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

MNE iraniano parte sábado para Pequim, Moscovo e Bruxelas

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão vai a Pequim, Moscovo e Bruxelas discutir as opções para salvar o acordo nuclear, depois da saída dos Estados Unidos do pacto, disse o seu porta-voz à agência France-Presse.

MNE iraniano parte sábado para Pequim, Moscovo e Bruxelas
Notícias ao Minuto

12:12 - 11/05/18 por Lusa

Mundo Javad Zarif

Mohammad Javad Zarif viaja acompanhado de responsáveis da economia iraniana. O ministro "deve partir no sábado à noite de Teerão para Pequim, depois Moscovo e depois Bruxelas", precisou.

Em Bruxelas foi também anunciado que a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, vai reunir-se na terça-feira com os ministros dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, França e Reino Unido, reunião depois alargada ao chefe da diplomacia iraniana. Aqueles três países europeus são signatários do acordo nuclear.

As reuniões em Bruxelas vão realizar-se uma semana depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado a saída dos Estados Unidos do acordo concluído em 2015 entre o Irão e o Grupo 5+1, constituído pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - EUA, Rússia, China, França e Reino Unido - e a Alemanha.

Tanto os países europeus como a Rússia e a China criticaram a decisão norte-americana e manifestaram empenho em manter o acordo.

O acordo nuclear permitiu o levantamento gradual das sanções económicas e financeiras internacionais ao Irão em troca do compromisso de Teerão de limitar o seu programa nuclear a fins civis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório