Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Encontrados com vida dois dos sete mineiros desaparecidos na Polónia

Dois dos sete mineiros desaparecidos numa mina de carvão na Polónia foram encontrados feridos, mas conscientes, enquanto as equipas de salvamento tentam chegar aos outros cinco, disse fonte da empresa.

Encontrados com vida dois dos sete mineiros desaparecidos na Polónia
Notícias ao Minuto

19:07 - 05/05/18 por Lusa

Mundo Mina

Na sequência de um tremor de terra sete pessoas ficaram desaparecidas numa mina de carvão no sul da Polónia. Katarzyna Jablonska-Bajer, da empresa de mineração, disse que uma operação de resgate foi iniciada às 11:25 (hora local, 10:25 em Lisboa), depois de o abalo atingir a mina Zofiowka, operada pela Jastrzebie Coal Company.

A mina está localizada na cidade de Jatrzebie-Zdroj, no sul, perto da fronteira da Polónia com a República Checa.

A porta-voz disse na altura que quatro mineiros foram trazidos para a superfície, mas foi perdido o contacto com outros sete que estavam a 900 metros abaixo do solo.

A Autoridade de Mineração da Polónia disse que o tremor de terra teve uma magnitude de 3,4 na escala de Richter, enquanto o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, com sede em França, fixou a magnitude em 4,3 graus. A imprensa disse que também foi sentido à superfície.

"Nunca houve um tremor tão forte na mina", disse, Katarzyna Jablonska-Bajer, acrescentando que as equipas de resgate não podem chegar ao local devido aos altos níveis de metano.

A mineração de carvão é uma indústria importante na Polónia e o carvão continua a ser a principal fonte de energia e aquecimento, mas a Polónia está a tomar algumas medidas para mudar para fontes renováveis e mais limpas de energia.

O principal órgão de estatística do país indicou que cerca de 65,8 milhões de toneladas métricas (58,7 milhões de toneladas) de carvão foram extraídas no ano passado, cerca de 4,8 milhões de toneladas a menos do que em 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório