Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Explosões em Cabul matam pelo menos 25 pessoas

As duas explosões na capital do Afeganistão esta manhã provocaram ainda 45 feridos. A segunda tinha como principais alvos os jornalistas e fotógrafos que ocorreram ao local da primeira explosão. Os ataques já foram reivindicados pelo Estado Islâmico.

Explosões em Cabul matam pelo menos 25 pessoas
Notícias ao Minuto

07:48 - 30/04/18 por Fábio Nunes com Lusa

Mundo Terrorismo

A manhã desta segunda-feira em Cabul, no Afeganistão, ficar marcada por um duplo atentado que provocou a morte a pelo menos 25 pessoas e fez 45 feridos, avança a BBC. A primeira explosão aconteceu no distrito de Shashdarak e foi levada a cabo por um terrorista numa mota.

Cerca de 15 minutos depois ocorreu a segunda explosão no mesmo local. Nesta altura já vários jornalistas e fotógrafos encontravam-se naquela zona e muitos meios de informação estão a avançar que foram os alvos do segundo ataque.

De acordo com uma fonte das forças de segurança, o 'kamikaze' que atacou a imprensa tinha-se escondido entre os repórteres, transportando uma câmara.

A AFP está a avançar que uma das vítimas mortais é o seu fotógrafo-chefe, Shah Marai.

Quatro outros jornalistas presentes foram mortos por esta explosão, todos eles em serviço para televisões afegãs, incluindo um para o canal Tolo News, que já sofreu um ataque em 2016 que causou sete mortes e que foi reivindicado pelos talibãs

É no distrito de Shashdarak que se encontra o ministério da Defesa afegão, os serviços de inteligência e instalações da NATO. 

Num comunicado oficial difundido pelos canais Telegram, o Estado Islâmico reivindicou o duplo atentado e identificou os dois bombistas suicidas como Qaqaa al Kurdi e Jalil al Qurashi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório