Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Se se quer desculpar, não use estes argumentos

Se se desculpar de forma honesta e sincera, não deverá haver problema. Apenas não tente demasiado.

Se se quer desculpar, não use estes argumentos
Notícias ao Minuto

22:45 - 13/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Comunicação

Se depois de um ‘desculpa’ vem um ‘mas’, está a ir pelo caminho errado. Pedir desculpa é uma forma de resolver certos problemas, mas há formas de o fazer. Lembre-se que um pedido de desculpas é um momento delicado, em que o outro está magoado ou sentido, o que facilmente faz com que as suas palavras sejam mal interpretadas.

Ao Huffington Post, vários terapeutas apontam as frases que mais deve evitar, para bem ter sucesso na difícil tarefa de pedir desculpa.

“Peço desculpa por te sentires assim” - Este não é, na verdade, um pedido de desculpa. Não transmite remorsos ou empatia, pelo contrário, leva a crer que o problema está no outro, por pensar de forma ‘errada’ ou irracional.

“Desculpa por ter dito aquilo, mas não teria de o fazer se não te tivesses comportado daquela forma” - Uma vez mais, este é um ‘pedido de desculpa’ que culpabiliza o outro. Um sincero pedido de desculpas deve reconhecer a dor que as palavras causaram no outro, não responsabilizá-lo por tal.

“Desculpa, mas eu estava stressado” (ou cansado, ou com fome,…) - Não são argumentos válidos e levam a crer que qualquer coisa que faça é desculpada pelo seu estado emocional.

“Já pedi desculpa, porque não ultrapassas isso?” - Não culpabilize o outro por não ter aceite à primeira o seu pedido de desculpa. Para a desculpa ser clara, deve assumir total responsabilidade pelas suas ações.

“Desculpa se te ofendi” - Tal não demonstra qualquer remorso ou responsabilidade pelos atos. Ao usar o ‘se’, está a sugerir que o problema não é real e que o mal surgiu na forma como o outro reagiu à situação

“Posso ter feito isso, mas tu fizeste aquilo” - Não traga os problemas do outro para o seu pedido de desculpa, tal é uma discussão, não um pedido sincero.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório