Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Não confunda sardas com manchas solares

A confusão é comum, mas de evitar, se se quiser proteger devidamente a pele.

Não confunda sardas com manchas solares
Notícias ao Minuto

18:45 - 09/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Pelé

Não, as sardas não são consequência de uma má exposição solar, embora tenham ligação com o sol, já que surgem (geneticamente) em indivíduos com pele mais sensível que, consequentemente, carecem de uma maior proteção solar. Apesar de tal pele necessitar de uma maior proteção contra os raios UV, as sardas são, desde logo, uma forma de proteção, que funcionam como ‘barreira’ para que tais raios não penetrem as restantes camadas de pele, sob a forma de concentração de melanina.

É por isso com a maior exposição solar que as sardas mais aparecem, mesmo que o gene esteja presente mal o bebé nasça.

Por outro lado, as manchas solares são de facto, consequência da exposição solar. A sua identificação é simples, já que tais manchas têm normalmente um diâmetro igual ou superior a cinco milímetros e tendem a surgir depois dos 30 anos de idade.

O principal motivo é a exposição solar contínua e pouco cuidada pelo que a principal forma de evitar tais manchas é através da prevenção que se resume ao uso rotineiro de protetor solar. Sendo tarde demais para a prevenção, há contudo diversos produtos de cosmética que ajudam a reduzir tais manchas.

Em comum às sardas e manchas solares está o facto de serem manchas benignas pelo que, caso não aumentem nem deem problemas inesperados, não haverá perigo de se desenvolver cancro da pele.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório