Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

É canhoto? Descubra porquê, segundo a ciência

Durante a Idade Média, pensava-se que ser canhoto era sinal que a pessoa “compactuava com o diabo”, e que essa ‘deficiência’ deveria ser corrigida, diz o New York Times. Este preconceito já não existe, porém muitos permanecem curiosos – afinal porque há quem escreva com a mão esquerda?

É canhoto? Descubra porquê, segundo a ciência
Notícias ao Minuto

14:00 - 12/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Ciência

Os números apontam que cerca de 90 por cento da população seja destra, e que por outro lado, 10 por cento use predominantemente a mão esquerda para escrever. Alguns canhotos notáveis incluem o antigo presidente norte-americano Barack Obama, Bill Gates ou Oprah Winfrey, e figuras históricas como Albert Einstein, Leonardo DaVinci ou Marilyn Monroe.

Muitos cientistas acreditam que ser canhoto deve-se em parte à genética, porém há mais...

Um estudo divulgado na publicação PLOS Genetics, identificou os genes e as mutações genéticas que podem influenciar o desenvolvimento da "assimetria esquerda-direita no corpo e no cérebro". 

O site Smithsonian.com explica. É possível que alguns genes ditem em parte qual é a mão que mais utilizamos. Porém, os cientistas creem que os genes são apenas 25 por cento responsáveis, e que ser canhoto ou não pode de facto também ser algo aleatório. "Pensamos que algumas pessoas são canhotas, porque há milhões de anos, em termos evolutivos, terá sido vantajoso durante lutas corpo a corpo".

Apesar dos dados não serem até ao momento conclusivos, os cientistas concordam no entanto que parecem não existir diferenças entre pessoas destras e esquerdinas relativamente a caraterísticas de personalidade, como extroversão, consciência, capacidade emocional e honestidade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório