Tirar macacos do nariz é 'feio' e faz mal à saúde

A maioria de nós provavelmente acha que tirar macacos do nariz é nojento. Porém, quantos não o fazem? Quando pensamos que ninguém está a ver... Mas atenção, para além de não ser nada 'bonito', a sua saúde também pode ser prejudicada.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
01/03/2018 22:05 ‧ 01/03/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Curiosidades

Quantas vezes ficou parado no trânsito e olhou para o lado e viu alguém noutra viatura a tirar macacos do nariz? Quem nunca que se acuse!

Porém, para além do ‘estigma’ de se ser apanhado no ato, os médicos alertam que tirar macacos pode de facto fazer mal à saúde.

"Provavelmente a principal consequência com que se deve preocupar é o sangramento no interior do nariz que pode ocorrer por estar sempre a mexer lá dentro com o dedo", explica o clínico e professor na Universidade do Kentucky, nos Estados Unidos, Brett Comer. A pele no interior do nariz é mais sensível e mais suscetível a sofrer ferimentos, afirma o médico.

Assim que o ferimento ocorre, demora pelo menos duas semanas a sarar. A ferida ou corte no interior do nariz irá ficar em crosta. "O que causa irritação e incómodo e leva geralmente a que se mexa novamente com o dedo na ferida, reabrindo-a e assim sucessivamente. É um ciclo vicioso", diz Comer.

Infeções relacionadas com tirar macacos do nariz são outro problema significativo. Segundo o professor da Universidade do Colorado, o médico Vijay Ramakrishnan, o interior das nossas unhas é um habitat rico em bactérias e se mexemos constantemente no nariz, é normal que a pele fique irritada e até infetada. "Infeções graves são raras, porém a formação de por exemplo abcessos é comum", afirma Ramakrishnan.

Por o dedo no nariz também pode deixá-lo mal disposto e até doente. Os germes são responsáveis por provocarem constipações e gripes, e as narinas podem ser um ponto de entrada para esses vírus. Se passou o dia todo em espaços públicos, no metro, às compras ou tocou em maçanetas de portas e a seguir coloca o seu dedo cheio de bactérias no nariz, mais vale colocá-lo diretamente na boca, o resultado será o mesmo…

Em casos extremos escarafunchar o interior do nariz pode danificar o septo nasal, que é a fina camada de cartilagem que separa as duas narinas, alerta Ramakrishnan. "Estar sempre a mexer pode desgastar o revestimento da mucosa e a cartilagem, abrindo um buraco", sublinha. Este tipo de perfurações podem provocar dor extrema, sangramento e outros sintomas, e habitualmente são difíceis de curar.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas