Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Porque é que está (ou pensa que está) sempre com fome?

O saber comer vai ajudá-lo a saciar a sensação de fome e a aproveitar ao máximo a sua alimentação saudável e equilibrada.

Porque é que está (ou pensa que está) sempre com fome?
Notícias ao Minuto

11:00 - 24/01/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Fome

As refeições que faz são completas, come snacks entre refeições, mas mesmo assim sente uma fome constante que o distrai da sua rotina normal? O problema é comum e deve-se a seis fatores que levam o seu corpo a enviar ao cérebro uma errada mensagem – a de que tem fome, apesar de estar de estômago cheio.

O Washington Post explica estes seis fatores sob o testemunho de Carrie Dennett, nutricionista e autora do blog Nutrition by Carrie.

O seu corpo pensa que está com fome

Quando melhora a sua alimentação e passa a comer menos calorias, o seu organismo responde com apetite, não por ter fome, mas porque “sente falta” da quantidade de calorias anteriormente ingeridas. Importa ter paciência e perceber que o seu organismo vai demorar algum tempo a perceber e aceitar que a sua rotina alimentar mudou. Se a mudança alimentar foi feita com ajuda de uma nutricionista, então está no caminho certo, mesmo que o seu corpo demore um pouco mais a percebê-lo.

Não está a ingerir proteína suficientes

Uma alimentação equilibrada tem de ter presente os três macronutrientes: hidratos de carbono, gordura e proteína. Este último, contribui para a sensação de saciedade, e por isso não pode faltar em nenhuma das suas refeições – na dose certa. Ovos, iogurte, tofu, feijão, peixe e carne de aves ou vaca são variadas opções a incluir.

A sua flora intestinal não é variada o suficiente

A microbiota (ou flora intestinal) é o conjunto de bactérias presentes no nosso organismo que ajudam à 'reciclagem dos nutrientes'. Se a sua alimentação não é variada o suficiente, algumas bactérias serão mais dominantes do que outras, como as que enviam ao cérebro a mensagem de que já comeu suficiente. Se não recebe esta mensagem, que não foi estimulada pela alimentação e por isso não pratica a sua função, vai comer demasiado sem saber as necessidades reais do seu corpo.

Uma dieta rica em fibra, horas suficientes de sono e pouco stress são fatores que reduzem o desequilíbrio do seu sistema microbiótico.

Não está a dormir o suficiente

É a partir das seis horas de sono que se atinge a fase REM do sono (Rapid Eye Movement), que corresponde à altura em que o nosso corpo está completamente relaxado. Se dorme menos de seis horas, não descansa o suficiente, o resultado é aumento de apetite.

Precisa de comer com maior frequência

Há quem coma de três em três horas, e quem opte apenas pelas três refeições principais do dia. Nenhum dos casos é mais correto que outro, apenas mais indicado a cada tipo de pessoa. Adeque a sua rotina às suas necessidades: se entre o pequeno-almoço e o almoço sente muita fome, provavelmente um snack entre refeições será o mais indicado para si.

Não sabe ao certo a que sensação corresponde a fome

É bastante frequente confundir fome com vontade de comer, distração ou mesmo sede. Tal acontece principalmente a quem tem um trabalho ou estilo de vida que o obrigue a horários muito diferentes. A rotina alimentar é importante para o seu organismo. Se sente 'fome' mas acha que uma maça e umas bolachas não o vão saciar a meio da manhã, então talvez esteja a confundir fome com outros sentimentos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório