Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Estes são os piores hábitos que pode ter ao pequeno-almoço

Diz-me o que comes de manhã e dir-te-ei o quão saudável és (e serás).

Estes são os piores hábitos que pode ter ao pequeno-almoço
Notícias ao Minuto

07:24 - 31/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

O pequeno-almoço é, segundo a ciência, a refeição mais importante do dia, o momento que quebra um jejum prolongado e que dá ao organismo os primeiros nutrientes. Mas mesmo sendo a refeição com mais peso na saúde, é aquela onde (ainda) se cometem muitos erros.

Embora os alimentos que compõe o pequeno-almoço devam variar de pessoa para pessoa - de forma a que todas as suas necessidades sejam satisfeitas -, existem alguns que devem ser evitados por todos, não só por serem pouco ou nada saudáveis, mas também por possuírem níveis escondidos (ou disfarçados) de açúcar, sódio e gorduras, sejam elas saturadas ou trans.

Colocar creme/natas no café, por exemplo, é um dos hábitos a evitar no pequeno-almoço, tal como optar por adoçantes tradicionais (quando há opções bem naturais e saudáveis) e procurar obter energia matinal através de bebidas energéticas. Em ambos os casos, é o açúcar o denominador comum e o ingrediente a evitar.

De acordo com o site Eat This, Not That!, que recorreu a vários estudos científicos sobre nutrição, comer alimentos ricos em sal (como as bolachas industrializadas ou os pães salgados que já estão pré-confecionados) ou fazer um pequeno-almoço com comida a mais é também prejudicial. Apesar de o ditado popular dizer que devemos fazer um pequeno-almoço de rei, um almoço de príncipe e um jantar de mendigo, a verdade é que comer em demasia (especialmente alimentos que são prejudiciais, como bolos) vai fazer com que o processo digestivo seja bastante lento, algo que pode causar enjoos, mal estar e ainda interferir com a produtividade.

Mas se comer em demasia é mau, não comer é igualmente penoso, estando o hábito de saltar o pequeno-almoço fortemente associado a uma maior dificuldade em perder peso. E não beber água antes de comer é também um dos fatores que mais contribui para tal.

Mesmo sendo um dos nutrientes que mais benefícios traz à saúde, a fibra deve ser consumida com moderação, especialmente de manhã, pois comer demasiada fibra ao pequeno-almoço pode significar passar o dia inteiro com gases e inchaço abdominal.

O consumo de cereais é importantíssimo nesta refeição matinal, mas jamais se deve optar por cereais açucarados (aqueles que se dão comummente às crianças) ou granola já pré-confecionada e que nada mais tem do que açúcar e gordura em quantidades elevadas.

Esquecer de incluir proteína - fazendo um reforço no consumo de hidratos de carbono - é também um erro comum, diz o site, assim como preparar papas de aveia com bebidas açucaradas. E a gordura saudável? Esta jamais deve ser esquecida, podendo-se incluir o abacate ou o azeite numa tosta acompanhada de um ovo escalfado, por exemplo. Sabia que fazer uma dieta maioritariamente à base de hidratos de carbonohttps://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/855005/gordura-e-ma-nem-por-isso-hidratos-de-carbono-matam-mais-diz-estudo (60% do valor total de energia diário) está associado a um maior risco de morte?

No leque de hábitos prejudiciais ao pequeno-almoço está ainda a presença de um televisor ou dispositivo móvel durante a refeição e a exclusão de frutas e vegetais da primeira refeição da manhã... ou fazer smoothies com um mau equilíbrio nutricional (onde figuram mais fruta, que contém açúcar, e menos vegetais). Porém, comer apenas fruta é também de evitar, assim como fazer dos frutos secos os únicos protagonistas da refeição.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório