Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Detox. Tudo o que precisa de saber sobre esta limpeza interna

Conheça alguns factos sobre a tendência de desintoxicação.

Detox. Tudo o que precisa de saber sobre esta limpeza interna
Notícias ao Minuto

14:00 - 28/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Desintoxicação: Tratamento destinado a eliminar os tóxicos e a reparar as desordens que eles provocaram. Ou por miúdos, libertar o organismo de tudo o que compromete o seu bom funcionamento e saúde.

Nunca se falou em desintoxicação (ou detox) como nos dias que correm, estando esta prática associada a uma limpeza interna em prol de uma melhor saúde e, claro, de uma melhor forma física.

No que diz respeito ao detox relacionado com a alimentação, são vários os estudos e especialistas que defendem que o organismo é capaz de se desintoxicar por si só, contudo, a verdade é que a alimentação atual pede uma ajuda extra, sendo as dietas líquidas e os alimentos aceleradores do metabolismo as escolhas mais comuns.

Para que não se cometam erros nem se caia nas teias dos mitos alimentares, há que clarificar o que é um detox alimentar e, para tal, a revista Marie Claire listou no seu site alguns factos sobre esta tendência - que apesar de comum, porta sérios riscos quando feita de forma irresponsável.

1 - Um plano detox deve ser visto como uma forma holística de cuidar da saúde, podendo ser a chave para acabar com males como as dores de cabeça ou o inchaço abdominal.

2 - Um plano detox de curta duração é o mais popular, mas é a desintoxicação a longo prazo a mais eficaz, devendo-se incluir na dieta diária alimentos que facilitam a expulsão de toxinas, como são os diuréticos. Contudo, destaca a publicação, deve-se ter sempre em conta a importância de manter uma dieta equilibrada e variada, não sendo recomendada a exclusão de grupos alimentares.

3 - Um plano detox não depende apenas do que comemos, depende do que fazemos. Ao adotar hábitos saudáveis, nos quais se inclui a prática de exercício físico ou a redução do consumo de alimentos processados, os resultados serão melhores e mais duradouros, reduzindo, ainda, a necessidade de recorrer a métodos detox com tanta frequência.

4 - O aconselhamento médico é sempre importante, especialmente quando o objetivo é obter resultados num curto espaço de tempo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório