Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Sete passos para ter uma alimentação mais consciente

Aliar o mindfulness à dieta é uma das práticas que mais benefícios traz à saúde. Veja como é simples.

Sete passos para ter uma alimentação mais consciente
Notícias ao Minuto

14:55 - 31/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

É à mesa que se ganha saúde... e também que se perde. Nunca como nos dias de hoje a alimentação teve um papel tão determinante na vida humana, conseguindo atuar em simultâneo como maior aliado e maior inimigo de toda e qualquer pessoa.

Se, por um lado, existe aquilo a que chamamos de fast-food (comida rápida, industrializada e repleta de calorias ocas, ou seja, não nutritivas), por outro, começa a crescer um conceito contrário, o slow food, que apela à consciência e ao ato de saborear a comida.

Aliado ao slow food está o mindfulness, uma técnica alimentar com vários benefícios para a saúde física e mental. Trata-se de uma aposta na alimentação saudável, mas com uma maior consciência daquilo que se come (da origem, qualidade e valor nutricional) e como se come (confeção e quantidade). Este movimento, que apela à calma e ao prazer, tem como filosofia saborear a comida e associar o prazer da alimentação à consciência e responsabilidade perante o planeta. “É inútil forçar os ritmos da vida. A arte de viver consiste em aprender a dar o devido tempo às coisas”, diz Carlo Petrini, fundador do Slow Food.

Segundo o médico Juliano Pimentel, o Slow Food pretende manter as tradições alimentares locais e aumentar o interesse das pessoas pelos alimentos que comem e pelo impacto que a produção dos mesmos tem no meio-ambiente.

Para que a prática do mindfulness à mesa seja a mais correta e eficaz, é importante adotar alguns novos hábitos diários, como destaca a revista Health & Fitness no seu site. E um desses hábitos é passar a ter tempo para comer, isto é, reservar pelo menos 30 minutos para cada refeição, de modo a que não se coma à pressa e se consiga ter uma maior consciência alimentar. Estes 30 minutos por refeição são válidos tanto em casa, como no trabalho, no restaurante ou num almoço feito na praia, o importante é que passem a ser mesmo um hábito.

Estar confortável na hora de comer (sim, sentado à mesa e sem distrações por perto) e pensar no prazer do sabor dos alimentos e não nas calorias que se ingerem são outros hábitos a ter em conta, diz a publicação, salientando a importância de olhar com atenção para o prato ou refeição e ter consciência de cada garfada que se dá. Na prática, a pessoa deve fazer do ato de comer não apenas o momento em que satisfaz as necessidades biológicas, mas também num momento de prazer, em que a comida é saboreada com calma e, sobretudo, com consciência. Pensar nos benefícios que determinados alimentos podem trazer (por exemplo, pensar que ao comer uma laranja vai ficar mais protegido) também ajuda.

Como não poderia deixar de ser - até porque ajuda a perder peso - mastigar é um dos atos mais imprescindíveis do mindfulness à mesa.

Já agora, aqui tem uma dúzia de razões para aplicar o mindfulness e ter uma vida saudável.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório