Meteorologia

  • 25 JULHO 2017
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 19º

Edição

Como manter segredos pode estar a afetar a sua saúde

Quantas vezes já ouviu a frase: "Tenho de te contar uma coisa, mas é segredo. Não podes contar a ninguém"? Provavelmente muitas e não é o único.

Como manter segredos pode estar a afetar a sua saúde
Notícias ao Minuto

13:01 - 16/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Bem-Estar

Quando alguém partilha algo connosco e nos pede para guardar segredo tendemos a ficar curiosos e ansiosos por saber do que se trata. O problema é que, mais tarde, ter de guardar segredo pode mexer connosco de tal forma que até a nossa saúde afeta. 

Como o Bustle destaca, saber algo que não podemos revelar a mais ninguém pode trazer-nos ansiedade e fazer-nos pensar constantemente no assunto, afetando a nossa sanidade mental e até física. Isto também pode afetar a autoestima, uma vez que nos faz sentir que não estamos a ser verdadeiros e pode até afetar as nossas relações, tendo um impacto na satisfação e autenticidade. 

Sempre que pensa no segredo que não pode partilhar, o corpo pode aumentar a libertação de cortisol, a hormona do stress, tendo um impacto na sua tensão arterial, no metabolismo, no sistema gastrointestinal e até na memória.  

Para travar este ciclo de efeito negativos o ideal é desabafar com alguém da sua confiança - e de preferência que não conheça as pessoas envolvidas-, uma vez que partilhar o segredo pode tirar-lhe este poder negativo. Se não pode mesmo contar a ninguém, pode experimentar escrever num caderno sobre o segredo para libertar o stress. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório