Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Tudo o que não deve fazer mal acaba de treinar

Alguns dos hábitos mais comuns no pós-treino podem ser uma verdadeira ameaça para todos os benefícios obtidos com a atividade física.

Tudo o que não deve fazer mal acaba de treinar
Notícias ao Minuto

19:07 - 10/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

De nada vale fazer muito exercício e ter uma rotina diária de treino quando a hidratação é feita com bebidas energéticas. Este é um dos erros mais comuns dos atletas e um dos aspetos que mais pode condicionar os benefícios do exercício físico... mas está longe de ser o único.

Como explica ao The Independent o nutricionista Rhiannon Lambert, "muitas bebidas energéticas contêm cerca de dois terços do açúcar das bebidas gaseificadas", algo que não só compromete o gasto calórico da atividade física, como pode ainda promover alguns problemas de saúde associados ao consumo elevado de açúcar.

Mas as bebidas energéticas não são o único 'pecado' de quem treina. Trocar os nutrientes que existem nos alimentos por suplementos vitamínicos é um outro erro, especialmente se se tratar de um hábito pós-treino, algo que pode estar a privar o organismo daquilo que realmente necessita para repor a energia depois da atividade.

Para o especialista, um outro erro bastante comum e que não só pode bloquear os benefícios do desporto como travar a capacidade de perder uns quilos extra é o hábito de optar por alimentos que se rotulam como 'magros' ou detentores de 'pouca matéria gorda'. "Ao contrário de o deixar saciado, os produtos de pouca gordura são propensos a deixá-lo com fome, por isso, acaba por comer ainda mais", diz o nutricionista, explicando que as pessoas devem procurar consumir mais frutas e gorduras saudáveis, como o abacate.

Dar demasiado valor às calorias queimadas é algo a evitar, pois os números variam de pessoa para pessoa e podem nada ter a ver com a gordura perdida. Além disso, a tendência é para repor as calorias perdidas com alimentos que não são amigos da saúde.

Não comer proteína suficiente ao longo do dia e uma quantidade específica depois do treino (quantidade essa que varia de pessoa para pessoa e que deve ser estipulada por um especialista) é um outro erro comum que pode condicionar o bem-estar e até mesmo a saúde, pois este macronutriente é fundamental para a recuperação e formação muscular.

Mas se não comer proteína depois do treino é um erro, não comer de todo é um verdadeiro 'pecado'. A ciência já tem dado mais do que muitas provas de que a alimentação é o melhor combustível para o organismo e que a alimentação é fundamental para o processo de emagrecimento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório