Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Mais um não ao Photoshop. ASOS não disfarça estrias das modelos

Os corpos reais ganham cada vez mais espaço na indústria da moda.

Mais um não ao Photoshop. ASOS não disfarça estrias das modelos
Notícias ao Minuto

12:00 - 03/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Moda

Moda e beleza são dois conceitos quase dependentes um do outro e que, embora sejam subjetivos, deram origem a determinados padrões e regras que vão passando de ano para ano.

Até à data, um dos aspetos que mais unia a moda e a beleza era a magreza das manequins, uma ideia eternizada por grandes marcas da indústria e que começa agora a ser combatida nas semanas da moda em todo o mundo. E França foi uma das primeiras nações a dar um passo nesse sentido.

Neste país, apenas as modelos com um peso saudável podem pisar as passerelles e para que tal aconteça têm de entregar um atestado médico que comprove a boa saúde e um nível de massa corporal normal (isto é, um IMC acima dos 18,5). A medida foi implementada pelo Ministério da Saúde francês e promete ser repetida noutras países.

Contudo, além de ser importante zelar pela saúde e bem-estar de quem trabalha na área, é igualmente fundamental ter os pés bem assentes no chão e os olhos postos na realidade... ou melhor, nos corpos reais.

A inclusão de modelos plus size tem sido também uma constante em alguns desfiles, assim como em determinadas campanhas publicitárias, contudo, é o 'não' ao Photoshop um dos aspetos que mais tem marcado a indústria da moda.

Depois de marcas como a Zara, a Mango, a H&M, a Oysho e a Nike terem criado coleções pensadas para mulheres reais com corpos reais, a marca Desigual e a loja ASOS decidem banir a edição das imagens e mostrar o corpo feminino tal como ele é, lê-se no Independent.

Notícias ao Minuto

No caso da empresa britânica, as modelos deixaram de ser retocadas e as estrias que marcam o seu corpo passaram a ser uma realidade, tal como são em muitas mulheres em todo mundo.

A ASOS ainda não confirmou oficialmente esta decisão, mas os mais atentos já fizeram questão de partilhar online a satisfação com esta mudança.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório