Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Restrições no consumo de gorduras fat são mesmo para seguir. Eis porquê

As gorduras trans, presentes na grande maioria dos alimentos processados, são altamente prejudiciais para a saúde e um recente estudo volta a destacar a importância de banir o seu consumo.

Restrições no consumo de gorduras fat são mesmo para seguir. Eis porquê
Notícias ao Minuto

18:29 - 13/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Seguir as recomendações médicas relativas à restrição de gorduras trans da dieta diária reduz significativamente as hospitalizações por ataque cardíaco e derrame. A conclusão é de um recente estudo da da Universidade, que volta a alertar para o perigo eminente do consumo deste tipo de gordura, presente na grande maioria dos alimentos processados e industrializados.

Publicado esta quarta-feira na revista JAMA Cardiology, o estudo revela que banir o consumo deste tipo de gordura equivale a uma queda na ordem dos 7.8% no número de hospitalizações por questões cardíacas. Em apenas três anos de restrição é possível baixar as idas ao hospital em 6.2%.

Para o estudo, conta o site ScienceNews, os investigadores focaram-se em duas realidades distintas: a de Nova Iorque e uma bem mias global.

No que diz respeito a Nova Iorque, os cientistas colocaram lado a lado as idas ao hospital por problemas de coração entre as regiões da cidade onde o consumo de gordura trans tinha sido reduzido e aquelas em que este tipo de gordura se mantinha na dieta. De salientar que o uso e consumo de gorduras trans em Nova Iorque tem sido severamente controlado desde 2007, contudo, está longe de ser totalmente banido.

A nível global, o estudo comparou entre 2002 e 2013 as entradas nos hospitais por questões cardíacas entre os 11 países em que o consumo de gorduras trans é restrito e os 25 países em que tal não acontece. Ao todo foram mais de três milhões de pessoas estudadas.

A gordura trans é um tipo de gordura presente nos alimentos, geralmente oriundos da transformação industrial, e o seu consumo está associado a sérios problemas de saúde e pode mesmo ser fatal, como revelou um estudo com mais de 30 anos de pesquisa.

Como lhe contámos aqui, estas gorduras alteram perigosamente os níveis de colesterol, deixando a pessoa mais propensa a problemas cardiovasculares e ainda à diabetes tipo 2. Para quem um alimento processado seja saudável quanto a gorduras, a percentagem ou os gramas de gorduras trans deve ser sempre inferior a zero. No ano passado, foram detetados altos níveis de gordura trans em bolos e bolachas em Portugal.

Banir o consumo deste tipo de gordura poderia salvar nada mais, nada menos do que sete mil vidas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório