Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Banir as gorduras trans poderia salvar sete mil vidas

Os cientistas alertam que as perigosas gorduras trans deviam ser banidas por completo da nossa alimentação e atestam que essa mudança poderia salvar mais de sete mil vidas em cinco anos.

Banir as gorduras trans poderia salvar sete mil vidas
Notícias ao Minuto

18:49 - 16/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Na edição de hoje do British Medical Journal, académicos das universidades de Oxford, Liverpool e Lancaster dizem que banir totalmente as gorduras trans é ‘tecnicamente exequível’ e que poderia salvar 7.200 vidas em cinco anos, só em Inglaterra.

As gorduras trans artificiais são produzidas a partir de óleos vegetais, que são parcialmente hidrogenados para ficarem mais sólidos. São usadas em margarinas, batatas fritas, doces, bolachas e óleo alimentar para melhorar o sabor, a textura e o prazo de validade.

Mas, os especialistas têm alertado que estas gorduras são perigosas para o corpo uma vez que aumentam substancialmente o risco de doenças e problemas cardíacos e até de morte.

Como reporta o Daily Mail, a investigação realizada pelos especialistas destas universidades sugere que banir o uso de gorduras trans nos restaurantes poderia salvar 1.800 vidas entre 2015 e 2020 ao reduzir o número de ataques cardíacos e AVC. Bani-las em locais de venda de fast food salvaria 2.600 vidas e nos produtos embalados poderia salvar entre 2.200 e 3.500 vidas.

Estes números apelam agora para que os governos e as grandes marcas alimentares tomem uma atitude. Banir estas gorduras poderia ainda salvar a economia britânica de 64 milhões de libras (cerca de 87 milhões de euros) em gastos com a saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório