Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Será que é uma reação alérgica? Doze sinais a analisar

Sabe mesmo decifrar os sinais de reação alérgica?

Será que é uma reação alérgica? Doze sinais a analisar
Notícias ao Minuto

14:00 - 05/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Seja por culpa de um alimento ou de um outro agente alergénico (como o pólen, os ácaros, a humidade, o pó, etc.), as reações alérgicas tendem a ser imediatas e, por vezes, até intensas.

Embora os sintomas de alergia possam ser prolongados, especialmente na primavera, e até confundidos com outras condições, como acontece com as constipações ou problemas dermatológicos, existem sinais claros de que se está perante uma reação alérgica.

Esses sinais, diz a revista Health, devem ser compreendidos e decifrados pelas pessoas de forma a conseguir atuar pronta e corretamente e evitar complicações mais graves. A comichão repentina é um dos sintomas comuns da produção de histamina (libertada quando o organismo entra em contacto com algo que lhe é estranho e causa desconforto). Esta comichão pode dar origem a um eczema ou fazer-se acompanhar de erupções cutâneas, comuns quando se é alérgico a bijuteria, por exemplo.

De acordo com a informação disponibilizada pela revista no seu site, outros sinais claros de reação alérgica são a produção de lágrimas e ardor nos olhos, os espirros repentinos e o pingo no nariz e ainda comichão no lábios, língua e garganta (reações comuns em alergias a alimentos e/ou medicamentos).

Quando ocorre de forma repentina, também a falta de ar é um sinal de alerta e de que se está na presença de um agente que causa alergia, assim como a tosse, que pode ocorrer no momento do contacto ou como resposta continuada (como resposta, por exemplo, à ação do pólen em pessoas com asma).

O inchaço é também comum quando alguém entra em contacto com um agente que causa alergia, podendo ocorrer em qualquer zona do corpo, sendo comum afetar a face, a barriga ou as mãos. Quando o inchaço afeta a zona do pescoço, travando a respiração normal, deve-se ligar de imediato para as urgência, sob a pena de se dar um episódio de asfixia.

Já as náuseas ou vómitos e ainda a diarreia podem ser uma consequência secundária de uma reação alérgica, a não ser que ocorram depois de se ter ingerido algum tipo de alimento que não é suportado pelo organismo.

Embora seja menos comum, um outro sinal de alergia é o choque anafilático (ou anafilaxia), a forma de reação mais agressiva, causa dificuldades respiratórias, perda da consciência e que pode mesmo ser fatal.

Clique aqui e fique a conhecer os sinais de uma possível alergia alimentar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório