Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Tudo o que precisa de saber sobre alergias alimentares

As alergias alimentares manifestam-se das mais variadas formas e podem surgir em qualquer idade.

Tudo o que precisa de saber sobre alergias alimentares
Notícias ao Minuto

07:09 - 19/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

A alergia alimentar é uma reação alérgica do sistema imunitário contra um determinado alimento considerado inofensivo para a maioria das pessoas. Como conta o site da Alimenta – Associação Portuguesa de Alergias e Intolerâncias Alimentares, quando se trata de uma alergia a mais do que um alimento de grupos diferentes, situação menos frequente, dá-se o nome de alergia alimentar múltipla.

Como já lhe revelámos aqui, existem diferenças bem claras entre alergia e intolerância alimentar, incluindo nos sintomas. E por falar em sintomas, estes são bastante variados no caso de alergia alimentar, podendo manifestar-se das mais variadas formas e em qualquer momento da vida (até mesmo depois dos 18 anos), como diz o Mind Body Green.

Entre os sintomas mais comuns de alergia alimentar estão as tonturas, aboca inchada, a náusea, a dor abdominal, a irritação cutânea, os espirros, a dificuldade respiratória, entre outros.

Embora o número de alergias alimentares seja crescente, ainda não está encontrada uma causa concreta para que tal aconteça, desconfiando-se do impacto da alimentação atual (mais processada e industrializada) e do aumento de produtos geneticamente modificados que são consumidos diariamente.

Contudo, sabe-se que são mais de 160 os alimentos que podem provocar uma reação alérgica. Contudo, deste vasto leque de possíveis causadores de alergias, sabe-se que são oito os alimentos que mais comummente as provocam: ovos, peixe, soja, leite, amendoim, marisco, frutos secos e trigo.

Assim que surgem os primeiros sinais de alerta, o mais aconselhado é procurar um médico, em especial um alergologista. Contudo, antes da visita ao especialista, pode-se dar início a um diário alimentar que ajude a traçar os sintomas e as possíveis causas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório