O trabalho a partir de casa é a realidade de muitas pessoas e são várias as áreas profissionais que permitem evitar a ida para um escritório ou ter de por o despertador todos os dias para horas em que o sol ainda não raia.
Num artigo assinado no site Entrepreneur, Jayson Demers - fundador e CEO da AudienceBloom - começa por dizer que trabalhar a partir de casa é tudo menos uma “escusa para não fazer nada”. É uma forma de trabalho tão digna como outra e pode ser mesmo o segredo para uma maior produtividade.
Para Demers, muitas pessoas optam por escapar às formas mais convencionais de trabalho para conseguirem “trabalhar sem distrações e interrupções dos colegas” e também para evitarem o desperdício de tempo e que muitas vezes está associado às viagens entre casa e trabalho.
Contudo, se pensa que trabalhar em casa é sinónimo de fazer o que quer quando quer, engana-se. Algumas profissões requerem prazos, apresentam timings apertados e pedem uma dedicação total ao projeto, esteja-se em casa ou num escritório ou num ambiente de coworking.
Trabalhar em casa tem as suas vantagens – entre elas a possibilidade de ganhar um dinheiro extra ou até de conseguir construir uma pequena fortuna - mas pode ser igualmente penoso para a saúde e prova disso é um recente estudo espanhol, que diz que trabalhar em casa pode aumentar a ansiedade e dificultar a capacidade de ‘desligar’ do trabalho e usufruir de momentos de pausa.
Conseguir equilibrar a vida pessoal com a vida profissional é fundamental e as pessoas devem optar trabalhar em casa quando se sentem confortáveis para tal e quando sabem que são capazes de levar adiante os projetos sozinhas.
Se ficou com vontade de abraçar esta tendência (e ganhar algum dinheiro extra), clique nas imagens acima e conheça os 50 trabalhos, atividades e biscates que pode fazer a partir de casa.