Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Aprenda seis dicas de ouro para evitar ressacas no fim de ano

Ou sobreviver no dia seguinte.

Aprenda seis dicas de ouro para evitar ressacas no fim de ano
Notícias ao Minuto

11:07 - 31/12/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Festa

Os motivos para festejar o fim do ano são muitos. Tudo é motivo para comemorar: encontros com amigos, reunião do trabalho ou da faculdade, familiares que não se veem há muito tempo e, claro, o amigo secreto. Após tantos exageros, a ressaca é quase garantida no dia seguinte.

Para evitar que o dia seguinte seja terrível (ou ao menos amenizar a situação), o site UOL fez uma lista algumas dicas dos médicos Paulo Olzon, da Escola Paulista de Medicina/Unifesp, Jacob Faintuch, do Hospital das Clínicas em São Paulo, e Guilherme Andrade, do Hospital 9 de Julho, também na capital paulista, que realmente funcionam. Confira:

  1. Antes do exagero: Não beber de estômago vazio pode parecer uma estupidez, mas é real. Com o estômago cheio, o corpo absorve o álcool mais lentamente, reduzindo assim a hipoglicemia, um dos grandes responsáveis pela ressaca. Já a lenda da colher de azeite antes da embriaguez não passa de mito, ressalta Paulo Olzon.
  2. Durante: Evite fazer misturas, pois o fígado não consegue processar tantas substâncias ao mesmo tempo, principalmente se a mistura for entre destilados e fermentados. Alterne as bebidas alcoólicas com água, para ajudar a hidratar o organismo. "Mantendo-se hidratado, os rins funcionam melhor e as toxinas do álcool são eliminadas mais depressa", afirma Paulo.
  3. Você não é de ferro: Existe quem seja mais resistente ao álcool, mas não é bom testar. O segredo para não passar vergonhas está na moderação. "O melhor é conhecer sua tolerância para a bebida e ir aos poucos, para dar tempo do fígado de processar o álcool", diz Jacob Faintuch.
  4. Os remédios para prevenir não fazem efeito: Os conhecidos remédios para evitar a ressaca só fazem efeito durante um curto período. Se a bebedeira demorar a passar, o remédio não fará efeito nenhum. "Caso a festa dure mais do que seis horas, o efeito da medicação já terá passado", diz Guilherme.
  5. Quando chegar em casa, comece a remediar a ressaca: Jacob diz que o ideal é comer algum hidrato de carbono ou beber sumo de laranja, assim que chegar a casa. Café com leite e açúcar também ajuda a diminuir os efeitos no dia seguinte, mas cuidado com o café puro, que pode irritar mais o estômago.
  6. No dia seguinte: Se nada disso foi capaz de evitar a sua ressaca (ou se não tomou nenhuma precaução), o melhor mesmo é ir com calma no dia seguinte, dormindo e bebendo muita água, aos poucos, explica Olzon. Evite comida gordurosa e temperos fortes e dê preferência a frutas, legumes cozidos e carnes magras. E nem pense em curar uma ressaca com outra ressaca.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório