Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Ora faz calor, ora faz frio. O que devo vestir para ir trabalhar?

Este tem sido o seu drama diário, quase sempre acompanhado por más escolhas? Não se preocupe, o Lifestyle ao Minuto pediu umas dicas à consultora de comunicação e imagem Rita Carvalho e revela-lhe agora as melhores dicas para vestir em dias com temperaturas inconstantes.

Ora faz calor, ora faz frio. O que devo vestir para ir trabalhar?
Notícias ao Minuto

09:00 - 22/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Outono

De manhã faz frio, à tarde já aquece, mas à noite volta a arrefecer. E no dia seguinte acontece tudo ao contrário e com temperaturas ainda mais oscilantes. Este começo de outono continua inconstante e decidir o que vestir pode ser uma verdadeira dor de cabeça.

Foi a pensar neste pequeno ‘drama’ de estação que o Lifestyle ao Minuto entrou em contacto com a consultora de comunicação e imagem Rita Carvalho, autora do recentemente lançado ‘Imagem Profissional – Guia de Estilo’ (Casa das Letras), que pretende “ajudar todas as pessoas que têm dúvidas” quanto à sua imagem profissional.

“Este livro pretende ser um guia de estilo de imagem profissional com dicas úteis e simples de aplicar no dia-a-dia, independentemente do cargo profissional, rendimento que aufere ou fase da vida em que se encontra. Desde quem está a iniciar a sua carreira, a passar por uma fase de mudança ou simplesmente se vê confrontado com uma nova situação profissional”, conta-nos a também autora do blogue In Styleland.

O livro já se encontra à venda (PVP de 14,90 euros) e conta com ilustrações de Ana Gil. Ao longo de mais de 300 páginas é possível desfazer mais variadas dúvidas quanto ao estilo ideal para o dia-a-dia profissional, desde o impacto da roupa interior, à escolha do melhor 'dress code' para a festa da empresa ou o que realmente se deve vestir numa entrevista de emprego. E se pensa que este é um livro destinado a mulheres, engana-se. O 'dress code' masculino é também um dos temas abordados e os conselhos para criar uma melhor imagem pessoal e profissional também se destinam ao sexo masculino, que deve preocupar com o que veste como as mulheres. Afinal, aquilo que vestimos ajuda a causar uma primeira impressão.

Mas voltando ao inconstante outono, afinal, o que devemos vestir? “Essa é uma questão muito pertinente, não só nos dias em que o clima é inconstante e não sabemos o que vestir, porque no mesmo dia estamos sujeitos a várias temperaturas, mas também devido ao facto de maior parte dos locais de trabalho terem ar condicionado ou aquecimento central e nem sempre ser possível encontrar a temperatura ideal para todos os colaboradores”.

Contudo, esta não é uma questão tão complicada quanto parece. A solução passa pela conjugação inteligente e pela aposta nas peças-chave da estação. Segundo Rita Carvalho, estes são os conselhos a seguir em dias de temperaturas inconstantes:

Vista-se por camadas – “Nos dias em que as temperaturas oscilam bastante, o ideal é vestir-se por camadas. Ou seja, fazer sobreposições de peças, como vestir um ‘pullover’ ou casaco por cima de uma camisa ou blusa. Assim, se tiver frio ou calor pode resolver esta questão de forma rápida e simples”.

Prefira peças mais leves – “Ao vestir-se por camadas, prefira peças mais leves para não adicionar muito volume ao corpo ou se as tiver de carregar na mão durante o dia não serem pesadas. Uma trench coat (gabardine) pode ser uma boa opção para se proteger do vento e da chuva, pois pode ser usada por cima de um blazer. Além disso, os casacos com mistura de caxemira são mais quentes e leves, dos que os de lã de ovelha, mas pode sempre optar por uma mistura de lã”.

Invista na ‘terceira peça’ – “Um casaco ou colete podem fazer toda a diferença no seu visual. Não só porque deixam o corpo menos exposto e mais protegido, mas também porque podem tornar o seu look mais elegante. Invista num blazer ou casaco de malha fino, que possa usar tanto no escritório como no exterior. Ter sempre à mão um casaco de malha no escritório também pode ser muito útil”:

Ajuste as mangas – “Uma blusa de malha ou camisa, além de serem práticas, permitem que possa arregaçar as mangas, se estiver num ambiente de trabalho informal. Assim, pode subir as mangas se tiver calor e descê-las sempre que seja necessário. Mas atenção para que estas não fiquem muito amarrotadas, pois podem passar um ar desleixado”.

Recorra a uma écharpe – “Esta é uma excelente forma de se proteger do frio. Além disso, pode utilizar a écharpe junto ao pescoço no exterior e usá-la aberta ou sobre os ombros no local de trabalho. Prefira materiais leves e macios, que são mais suaves e confortáveis”.

Escolha sapatos fechados – “O melhor será escolher sapatos fechados, que nos dias de chuva não deixam os pés molhados”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório