Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Níveis de insulina podem ajudar a detetar risco de cancro do intestino

Estudo conclui que os níveis altos de insulina estão associados a um maior risco de ter cancro do intestino - tanto em pessoas com excesso de peso como em pessoas magras e aparentemente saudáveis.

Níveis de insulina podem ajudar a detetar risco de cancro do intestino
Notícias ao Minuto

18:16 - 22/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Vários estudos já demonstraram que a obesidade é um fator de risco para o cancro do intestino, mas agora um novo estudo aponta que os níveis de insulina elevados estão associados a um maior risco de cancro do intestino, tanto em pessoas obesas como em pessoas com um peso considerado saudável.

As descobertas deste estudo, publicadas na revista Public Library of Science Medicine, sugerem ainda que medir os níveis desta hormona no sangue pode ajudar a identificar as pessoas com maior risco de desenvolver a doença, aumentando a probabilidade de conseguir um diagnóstico e tratamento precoce.

O cientista que liderou este estudo Dr. Marc Gunter, da International Agency for Research on Cancer (IARC), em França, destacou: “Estes resultados mostram pela primeira vez que o risco de cancro do intestino está associado aos níveis elevados de insulina tanto em pessoas magras como naquelas com obesidade”.

O investigador admite que “não se sabe porque é que as pessoas magras tinham níveis elevados de insulina mas pode dever-se a uma dieta pobre ou ao comportamento sedentário”.

Como conta o Daily Mail, este estudo, que faz parte do European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition (EPIC), incluiu 737 participantes que desenvolveram cancro no intestino e outros tantos que não tiveram a doença.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório