Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Terapia à base de plantas pode ser a solução na menopausa

Depois de terem sido lançados lançados alguns alertas acerca dos possíveis efeitos secundários da terapia hormonal, a ciência está empenhada em mostrar que a terapêutica à base de plantas pode ser a solução.

Terapia à base de plantas pode ser a solução na menopausa
Notícias ao Minuto

10:01 - 27/06/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Os sintomas da menopausa nunca irão desaparecer. As dores de cabeça, as ondas de calor, os suores noturnos e a secura vaginal vão continuar a espelhar a chegada de uma nova fase na vida das mulheres.

Até agora, as terapias hormonais eram apontadas como as mais eficazes na hora de atenuar o agravamento destes sintomas, contudo, o risco associado ao cancro da mama fez com que muitos médicos dessem um pé atrás na hora de determinar o tratamento, acabando por optar por vias mais naturais e muito menos penosas para a saúde feminina.

Prova disso é a conclusão de uma recente revisão científica levada a cabo pelo Centro Médico da Universidade Erasmus (Holanda) e pela Universidade de Cambridge (Reino Unido). Depois de passarem a pente fino 62 estudos com 6,653 mulheres envolvidas, os investigadores concluíram que as terapêuticas naturais podem ser as mais eficazes na atenuação dos sintomas.

Publicada na revista JAMA, e citada na Health, a revisão defende que o consumo de soja (e/ou extratos), de tofu, miso, tempeh e edamame e de plantas e ervas medicinais chinesas tem um impacto idêntico à toma de suplementos de estrogénio.

Em causa, está a presença de isoflavonas de soja que, quando ingeridas entre 10 a 100 mg por dia têm um efeito idêntico à hormona que deve ser reposta durante a menopausa, de forma a que os sintomas possam atenuar ou mesmo desaparecer momentaneamente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório