O perfecionismo e a exigência pessoais podem sair caras, física e psicologicamente.
É desgastante para si e pode deixar as pessoas à sua volta sem saber como o ajudar. Para conseguir identificar se está ou não a ser demasiado duro e exigente consigo a edição britânica da revista Cosmopolitan listou os principais sinais de alerta:
1. Nunca falta ao trabalho, nem quando está doente. Pode achar que isso mostra que está comprometido com o trabalho, mas na verdade, se está mesmo doente deve avisar que vai faltar ao trabalho e ficar a descansar para recuperar. Nenhum dos seus colegas quer ficar doente por insistir em ir trabalhar assim e ao contrário do que pensa ninguém vai pensar mal de si só por tirar um dia porque está doente.
2. Sente-se culpado por cancelar planos. Ter de desmarcar algo a que já tinha dito que ia não é o fim do mundo.
3. Pensa demais nas coisas. Não há nada tão desgastante como estar a pensar e repensar nas coisas, especialmente quando se tende a focar nas coisas negativas ou nas coisas que se fez mal anteriormente;
4. Está sempre cansado. O mais provável é que se tenha comprometido com demasiadas coisas, esteja a trabalhar demais e não tire tempo nenhum para si.
5. Não valoriza as suas conquistas. Se nunca celebra as suas conquistas, sejam elas grandes ou pequenas, tudo se vai começar a fundir numa gigantesca monotonia.
6. Está-se sempre a comparar com os outros – e acha sempre que é pior do que toda a gente.
7. Preocupa-se com tudo. Passa o dia com preocupações, seja com o tempo, com o trabalho ou com a forma como a roupa lhe assenta, tudo são motivos para se preocupar.
8. Não consegue esquecer. Sejam relacionamentos antigos ou discussões passadas, simplesmente não consegue esquecer, deixar passar e seguir com a sua vida.
Descubra ainda porque é que não devia ser tão exigente consigo.