Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Dieta low-carb: As perguntas e as respostas

As dietas à base de uma ingestão reduzida de hidratos de carbono (conhecidas como ‘low carb’) são uma tendência, mas muitas pessoas não sabem o risco que este tipo de alimentação pode trazer.

Dieta low-carb: As perguntas e as respostas
Notícias ao Minuto

11:46 - 01/06/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dúvidas

Os hidratos de carbono estão para o organismo, como o combustível para os carros.

Embora seja importante fazer uma escolha adequada do tipo de hidrato de carbono e ter uma especial atenção à quantidade ingerida, este macro-nutriente assume-se como fundamental para a boa saúde e para o funcionamento correto do organismo.

Mas os hidratos de carbono continuam a ser vistos como vilões na alimentação e as dietas à base de uma ingestão reduzida de hidratos de carbono (conhecidas como ‘low carb’) assumem-se como uma tendência, mas muitas pessoas não sabem o risco que este tipo de alimentação pode trazer.

Para tentar esclarecer algumas dúvidas, a revista norte-americana Women’s Health listou tudo o que é preciso saber sobre hidratos de carbono, desde os benefícios aos malefícios para a saúde, passando pelo tipo, pela quantidade e pela qualidade.

O que é uma dieta low-carb? - É uma dieta que implica uma ingestão igual ou inferior a 100 gramas de hidratos de carbono por dia, diz a especialista Susan Kleiner.

Onde estão os hidratos de carbono? - Em muitos dos alimentos que ingerimos, desde frutas, legumes, vegetais, cereais, leguminosas, grãos, etc.

A dieta low-carb é boa para todas as pessoas? - Não… e sim. Além de ser uma dieta arriscada (pelo défice de nutrientes que porta), a low-carb pode ser perigosa para pessoas com uma atividade física exaustiva, uma vez que perdem uma importante fonte de energia. Contudo, uma dieta de baixa ingestão de hidratos de carbono pode ser benéfica para as pessoas com elevados níveis de açúcar no sangue, uma vez que os deixa regulados e impulsiona a perda de gordura.

A dieta low-carb ajuda a perder peso? - Nem sempre. As pessoas que praticam exercício físico e que têm uma dieta focada apenas no consumo de proteína e gordura acabam por ter dificuldades em perder peso, mesmo que queimem muitas calorias no ginásio, lê-se na publicação.

É fácil manter uma dieta low-carb? - Não, porque a limitação a nível de alimentos é grande. Há que lembrar que consumir 100 gramas de hidratos de carbono é o equivalente a uma ou das peças de fruta apenas.

A dieta low-carb tem consequências físicas? - Sim. Quando é reduzida a ingestão deste tipo de nutriente (que contém fibra) é possível ocorrer episódios de obstipação, inchaço, falta de energia, dores de cabeça, etc.

A dieta low-carb é boa para mim? - Só o seu médico e o seu nutricionista o saberão dizer. Imitar a dieta dos outros ou aventurar-se numa nova dieta sem aconselhamento é sempre um risco.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório