Um copo ao final do dia para relaxar, um ou dois copos depois do jantar para socializar e uns outros tantos à noite para se divertir. Embora a ciência tenha já alertado várias vezes para os riscos do consumo de álcool, as pessoas continuam a fazê-lo pela sensação de bem-estar que proporciona (isto, claro, sem contar com a ressaca no dia seguinte).
Mas, porque é que as pessoas acham que ficar alcoolizado é divertido? Porque o álcool dá uma sensação de felicidade instantânea.
Esta é a conclusão de um estudo da Universidade de Sussex, no Reino Unido, que indica que as pessoas consomem bebidas alcoólicas (muitas vezes em excesso) pela felicidade que os efeitos trazem, e que levam a que riam e se divirtam mais.
Com o recurso à aplicação móvel Mappiness, e a mais de dois milhões de respostas por parte de 31 mil utilizadores, os investigadores britânicos conseguiram notar que o consumo de álcool “está associado a uma maior felicidade no momento”, lê-se no The Washington Post, que salienta que a companhia e a situação podem também interferir com a sensação de bem-estar imediato.
De acordo com a investigação, “beber teve um maior impacto quando o ato esteve associado a atividades desagradáveis, como uma viagem ou ter que estar à espera de algo/alguém”, o que não se verificou tão intensamente quando se estava perante atividades do agrado, embora o consumo de álcool tenha também aumentado a felicidade.
Contudo, destaca ainda a publicação, embora o consumo de álcool esteja associado a um ‘boost’ de felicidade, a sensação de bem-estar provocada pelas bebidas alcoólicas não se verificou a longo prazo.