Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Ciência já sabe como acabar com a ansiedade

Um grupo de cientistas da Universidade da Carolina do Norte já sabe como é possível ‘desligar’ a ansiedade.

Ciência já sabe como acabar com a ansiedade
Notícias ao Minuto

14:04 - 27/03/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Imagine um interruptor de luz. Agora imagine um interruptor de ansiedade. Já pensou como seria ligar e desligar a ansiedade tal como se liga e desliga a luz? Essa é a ideia de um estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Os investigadores norte-americanos já sabem como alcançar as pequenas proteínas cerebrais que estão na origem de várias doenças mentais, como a ansiedade.

Depois de terem realizado testes em ratos de laboratório, conseguiram concluir que é possível ‘ligar’ e ‘desligar’ estas mesmas proteínas (chamadas de receptores opioides Kappa), mas não sabem, porém, qual o real impacto de tal descoberta na vida humana.

No estudo, os investigadores desligaram os recetores opioodes Kappa dos ratinhos e colocaram-nos perante uma situação de perigo, não tendo os animais apresentado sinais de stress e ansiedade. Contudo, quando foi ligada essa proteína, os bichos mostraram sinais de pânico mesmo tendo permanecido na mesma situação, lê-se no site Parent Herald.

Para os cientistas, as conclusões do estudo são bastante claras e a capacidade de atuar diretamente na ação destas proteínas pode ser uma forma de combater a ansiedade e também a dependência de drogas, por exemplo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório