Por muito variada que deva ser a dieta, existem alimentos que devem constar repetidamente no menu. É o caso das frutas e dos vegetais, fontes naturais de nutrientes e altamente benéficos para a saúde. Mas não são os únicos no leque dos 'essenciais'.
Para tentar facilitar a vida a quem não gosta de fazer a lista de compras, o Mirror – em parceria com uma cadeia de supermercados – compilou os alimentos (e superalimentos) que não devem faltar no carrinho e que devem passar a ser protagonistas no dia-a-dia .
Os tomates são o primeiro exemplo devido à sua função anticancro (dez porções por semana podem reduzir o risco de cancro da próstata em 35%). Na lista de compras devem constar ainda os mirtilos, os ovos e os alimentos integrais (sejam cereais, pães, massas ou arroz). Sabe diferenciar os hidratos de carbono simples dos complexos?
O abacate, o iogurte e os brócolos são outros alimentos essenciais e que, conjugados, podem dar origem a um smoothie ou a um creme bastante nutritivo e saciante.
Os peixes gordos e a batata-doce não só devem fazer parte da lista como devem ganhar destaque nas refeições principais. E como não poderia deixar de ser, também o chocolate é um alimento a escrever na lista, mas atenção, só conta se tiver pelo menos 70% de cacau na sua composição.
Os frutos secos e os vegetais de folha verde também devem ser incluídos diariamente nas refeições e, por isso, devem constar na sua próxima lista de compras, tal como a romã.