Os miúdos torcem o nariz, os mais velhos batem palmas. O brócolo é um dos alimentos mais versáteis e nutricionalmente completos… e a saúde agradece.
Segundo um estudo do Centro de Ciência da Saúde da Texas A & M, o brócolo não só previne o cancro como pode ainda ser um aliado no tratamento desta doença, uma vez que é rico em sulforafano, encontrado em vários vegetais de folha verde escura.
Este componente, dizem os investigadores citados pelo Daily Mail, é altamente eficaz na inibição do desenvolvimento de células cancerígenas no colón e na próstata e quanto mais ‘jovem’ for o brócolo, maior é o nível de sulforafano.
Dizem os autores do estudo, que está na hora de a Medicina começar a fazer uma maior aposta em tratamentos alternativos para o cancro, e um deles poderia ser a inclusão de um suplemento de extrato de broto de brócolo no processo de cura, uma vez que poderia ser um forte aliado nos processos de quimioterapia e radioterapia.
Praveen Rajendran, mentor da investigação, revela que não foram detetados “quaisquer eventos adversos graves nos voluntários que tomaram este suplemento ao longo de sete dias”, embora saliente que a eficácia desta nova técnica depende, em muito, do organismo e da reação de cada pessoa.
O estudo
Conta o Daily Mail que a investigação contou com a participação de voluntários com mais de 50 anos, que foram submetidos a colonoscopias de rotina e a uma análise minuciosa da sua alimentação diária.
Depois de cruzarem os dados do exame médico e da análise alimentar, os investigadores detetaram que os voluntários que comiam mais porções de brócolos – e também de outros vegetais de folha verde escura – apresentavam uma mudança nos genes que tornavam o organismo mais capaz de impedir o crescimento do tumor.
Também aplicado em animais, o estudo mostrou que o sulforafano é eficaz na inibição do desenvolvimento do cancro do cólon.