Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

O seu filho joga futebol? Atenção aos cabeceamentos

Além de não serem uma tarefa fácil, os golos de cabeça podem ser, na verdade, prejudiciais, principalmente entre os mais novos.

O seu filho joga futebol? Atenção aos cabeceamentos
Notícias ao Minuto

18:43 - 03/03/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Especialista

Alysson Muotri é um biólogo molecular brasileiro e tem um recado a dar a todos os pais: se o seu filho joga futebol, não o deixe cabecear a bola.

Num artigo assinado no site G1 da Globo, o especialista destaca os estudos científicos que têm vindo a ser feitos nas últimas duas décadas e que apontam para as mazelas cerebrais que determinadas modalidades provocam. E o futebol é uma delas.

De acordo com Muotri, as crianças que fazem cabeceamentos com frequência estão dentro da “área de risco”, isto é, estão suscetíveis a “danos cerebrais permanentes”.

“O trauma repetitivo, mesmo com intensidade baixa, contribui para que as lesões celulares aumentem, causando traumas irreversíveis”, diz o médico, explicando que esta situação tem o nome de “Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), descrita pela primeira vez em 2002”.

“Os sintomas são graves, e incluem depressão, demência, tremores e pensamentos suicidas. A condição também está associada a tendência ao uso de drogas”, continua, frisando que, em 2014, foi registrado o primeiro caso de um jogador de futebol com ETC.

“No mesmo ano, a Federação de Futebol dos Estados Unidos perdeu um processo judicial feito por famílias da Califórnia sobre negligência com lesões cerebrais e passou a recomendar a proibição das jogadas de cabeça em crianças menores de 10 anos, além de impor limites ao jogo aéreo com jogadores de 11 a 13 anos”, diz.

Uma vez que o cérebro humano apenas amadurece durante os “18-25 anos”, é importante “proibir o cabeceamento/jogo aéreo” no futebol infantil.

“Isto seria uma atitude sensata de proteção ao que temos de mais precioso em nosso país: o cérebro de nossas crianças, o único órgão que irá defini-las como indivíduos na nossa sociedade”, conclui.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório