Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Turista atual não quer ser um "mero espetador"

As pessoas querem "viver mais tempo, ser mais jovem e ser mais feliz" e é com base nessas três tendências que se deve pensar nas ofertas turísticas.

Turista atual não quer ser um "mero espetador"
Notícias ao Minuto

16:47 - 18/02/16 por Lusa

Lifestyle OMT

A tendência da oferta turística para 2016 é um misto de experiências culturais materiais e imateriais, desportivas e de saúde e bem-estar, porque o turista quer crescer interiormente e ganhar autoestima, considerou hoje uma responsável da Organização Mundial do Turismo.

"O turista atual procura crescer interiormente, ganhar autoestima, aprender e fazer parte dos locais que visita e não ser um mero espetador", explicou à Lusa Yolanda Perdomo, diretora executiva do Programa de Membros Afiliados da Organização Mundial do Turismo, que participou hoje no XI Congresso Internacional do Turismo, que decorre junto à cidade de Espinho.

Em entrevista à Lusa, à margem do Congresso Internacional do Turismo, Yolanda Perdomo disse que o turista do futuro, e as pessoas em geral, querem três coisas. Querem "viver mais tempo, ser mais jovem e ser mais feliz" e é com base nessas três tendências que se deve pensar nas ofertas turísticas.

O produto turístico não pode ter apenas um só aspeto como, por exemplo, o sol/praia, tem de misturar várias ofertas numa só e creio que essa é a grande tendência para o futuro do turismo para este ano, considerou aquela representante da Organização Mundial do Turismo.

Os turistas procuram experiências turísticas novas, observou ainda Yolando Perdomo, reforçando a ideia de que o turista valoriza experiências que dêem realização pessoal, autoestima e satisfação.

Em 2016, o turismo mundial vai ser marcado pelo que foi verificado também em 2015, ou seja, pela flutuação dos mercados, pela evolução geopolítica, o preço do petróleo e a tecnologia que permite oferecer novos produtos turísticos e mais flexibilidade, enumerou aquela Yolanda Perdomo.

Na sua apresentação no painel denominado "Hospitalidade no mundo e temas turísticos - Turismo em 2016", Yolanda Perdomo referiu que os países a emitirem mais turistas foram em primeiro lugar a China, depois EUA, Alemanha, Reino Unido, Rússia, França e Canadá.

A Europa foi a líder a receber turistas com uma cota mundial de 51% dos turistas, tendo recebido mais 50 milhões de turistas do que em 2014.

O Caribe foi a região mais visitada no mundo inteiro, seguida da América Central, Europa Central e de Leste, Oceânia, referiu.

A projeção do crescimento turístico para 2016 é que vai superar a média entre 2015 e 2014.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório