Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Dez dicas os para patrões fazerem os funcionários mais felizes

Pequenos gestos podem, mesmo, dar origem a grandes sorrisos. E se um patrão quer que os seus funcionários estejam felizes no local de trabalho, nada melhor do que adotar as seguintes estratégias.

Dez dicas os para patrões fazerem os funcionários mais felizes
Notícias ao Minuto

09:35 - 17/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Trabalho

Felicidade dá origem a disponibilidade que, por seu turno, cria motivação e leva a uma maior produtividade. Esta é a chave secreta de uma empresa de sucesso, mas tal apenas acontece quando os funcionários estão felizes.

Mas, como fazer um funcionário feliz? É simples e, ao Dinheiro Vivo, Sara do Ó, CEO e Partner do Grupo Your mostra como.

1. Local de trabalho confortável, bem decorado e atrativo – um funcionário tem que se sentir bem e ‘em casa’ para que esteja disposto a dar o seu melhor todos os dias. Ambientes luminosos e descontraídos são os mais apreciados.

2. Flexibilidade de horário – dar aos funcionários a possibilidade de trabalhar a partir de casa uma ou outra vez e de ter o dia livre quando comemoram o aniversário são algumas das formas de aumentar a felicidade do trabalhador e também do empregador que, com isto, vê a produtividade a crescer.

3. Boa comunicação e transparência – ao Dinheiro Vivo, Sara do Ó fala por experiência própria e mostra como é importante a existência de um líder claro, compreensivo e que não alinhe nos rumores e mexericos que se vão criando.

4. Pedir a opinião dos funcionários e falar com eles de forma personalizada – envolver os funcionários no processo de decisão eleva o ‘ego’ e a vontade de fazer mais e melhor e se tal vier acompanhado de um “boa! Fizeste um bom trabalho”, melhor ainda.

5. Confiar na capacidade de gestão do funcionário – atribuir algumas responsabilidades e dar a liberdade aos funcionários para tomar decisões é uma das dicas presentes no artigo.

6. Festejar os pequenos passos e reconhecer o bom trabalho – tal como diz a publicação, o que está em jogo aqui é a recompensa por pequenas conquistas, algo que fará com que os funcionários se sintam úteis e importantes.

7. Dar formação – o saber não ocupa lugar e tanto os patrões como os funcionários devem estar dispostos a saber sempre mais, mas, claro, com o apoio (moral e/ou financeiro) da entidade patronal.

8. Criar proximidade – mas não necessariamente uma proximidade íntima. Mostrar disponibilidade é uma forma de inspirar os funcionários.

9. Assegurar momentos de descontração – seja a comemoração de aniversários ou pequenos momentos de lazer e diversão ao final do dia. No Grupo Your o lema é: ‘Trabalha no duro mas diverte-te à séria’.

10. Dizer ‘nós’ e não ‘tu’ – ‘Vamos’ é a melhor forma de incentivar um funcionário sem o deixar à mercê da pressão. É preciso dizer que se está lá e que se apoia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório