Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Como saber quando se está a comer fibra a mais

É um dos ‘segredos’ da maioria das dietas para perder peso, mas por vezes acaba por ser consumida em excesso sem que a pessoa se aperceba de tal.

Como saber quando se está a comer fibra a mais
Notícias ao Minuto

13:00 - 07/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Perante a necessidade de defecar, a primeira palavra que vem à cabeça é a fibra. Este componente alimentar é conhecido por estar em grande parte dos alimentos saudáveis e por facilitar as ‘idas à casa de banho’, combatendo o mau trânsito intestinal e o inchaço abdominal.

Contudo, e uma vez que está presente num vasto leque de alimentos, a fibra acaba por ser consumida em excesso, trazendo algumas complicações. É o que revela um recente estudo publicado no World Journal of Gastroenterology.

De acordo com a investigação, citada pela Fox News, um dos principais sinais de excesso de fibra – obtida na aveia, grãos integrais, frutas, legumes e vegetais, etc – é a prisão de ventre, sim o efeito contrário ao desejado.

E os investigadores vão mais longe: “o estudo comprova que o uso de fibra alimentar para combater a constipação intestinal é mito”. E o efeito contrário ao anteriormente pensado é o que acontece com mais frequência.

Para comprovar, o estudo usa o exemplo do efeito que a água tem em alguns cereais de fibra: aumenta o volume e o peso do cereal que, quase sempre, fica preso na tigela. E isto é o que acontece no corpo humano.

As fibras solúveis, isto é, as que se transformam em ‘papa’ quando estão em contacto com água, formam uma pasta no aparelho digestivo e aumentam o nível de gás, o que provoca inchaço e desconforto abdominal.

Para não sofrer dos efeitos secundários da fibra (leia-se, para não consumir fibra em excesso) é importante saber as quantidades diárias mais recomendadas para cada pessoa. Diz a Fox News que devem variar entre as 20 e as 38 gramas, mas apenas um médico ou nutricionista poderá precisar cada caso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório