Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 19º

Como lidar com pessoas que não se calam

Entre chatos a tagarelas, são muitos os nomes dados às pessoas que falam muito e, até mesmo, de mais. Mas sabe lidar com elas?

Como lidar com pessoas que não se calam
Notícias ao Minuto

08:30 - 30/06/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Comportamento

Falar é o que diferencia as pessoas dos animais, é a forma de comunicação mais básica e um dos fatores mais louvados pelos humanos. Algumas pessoas gostam de falar, outras preferem manter-se caladas, já umas quantas não se calam… nunca!

Chatas, tagarelas, palradoras, faladoras. São muitos os termos associados às pessoas que não se calam e que têm sempre uma, duas, três ou mais novidades para contar assim de uma assentada.

O site Psychology Today revela cinco simples passos para saber lidar com as pessoas que falam muito.

1. Ouvir, mas não para sempre. Diz o site que é sempre bom (e de boa educação) prestar atenção quando as pessoas estão a falar, mas tal não implica que se fique horas a fio a ouvir as histórias de alguém.

2. Tentar dizer algo durante a conversa. Interromper uma pessoa não é muito aconselhável, mas quando em causa está alguém que fala muito esta é uma opção válida, uma vez que irá fazer com que perca o ritmo ou o raciocínio e resuma o que estava a dizer. Quando a conversa está a ser longa e sem qualquer sentido, interromper pode dar azo a um novo e melhor tema.

3. Dar uma ou outra dica sobre a pessoa falar muito. Depois de interromper o ‘monólogo’, é importante deixar uma mensagem no ar ou mesmo diretamente sobre o facto de a pessoa falar de mais. Contudo, diz o site, é possível que essa pessoa contra-ataque com críticas, pois os mais faladores tendem a não aceitar opiniões de outros.

4. Mostrar compreensão. Atirar uma crítica para o ar não é correto e pode ser ofensivo. Se o objetivo é dizer à pessoa que fala muito, o ideal é fazê-lo de forma subtil e mostrando, sempre, compreensão e vontade de ajudar.

5. Parar a conversa. Se nenhum dos passos acima deu origem ao final da conversa, ou se a pessoa faladora não deixou, sequer, interromper, o ideal é mesmo colocar um ponto final. Dizer que não tem tempo e que a conversa pode ser retomada em breve é a forma mais cordial de ‘calar’ alguém que fala de mais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório