Estudo. Fruto seco saudável pode ajudar a proteger a sua visão

É melhor começar a descascar.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
07/05/2025 15:47 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alimentação

Num novo estudo, publicado em janeiro no Journal of Nutrition, investigadores descobriram um lanche saudável que pode ajudar a proteger a sua visão. 

 

Os participantes que comeram 60 gramas de pistacho por dia observaram uma melhoria significativa nos pigmentos que protegem os olhos dos danos da luz azul à medida que envelhecemos.

Leia Também: Saiba o que acontece com a sua pele quando bebe álcool

Os autores reuniram 36 participantes com idades entre os 40 e os 70 anos, que tinham dietas com baixo teor de luteína (composto presente nos pistachos), e dividiram-nos em dois grupos.

Um grupo consumiu pelo menos 60 gramas de pistacho sem sal por dia, enquanto o outro continuou com as suas dietas típicas.

A equipa registou então a saúde ocular de cada pessoa ao longo de 12 semanas usando um método conhecido como 'fotometria de cintilação heterocromática' para medir a densidade óptica do pigmento macular (MPOD) na retina.

Leia Também: Estudo. Edulcorantes e conservantes adicionados podem provocar diabetes

Além de verificarem a saúde dos olhos ao longo dos três meses, os investigadores também realizaram exames de sangue para monitorizar os níveis de luteína de cada participante.

Os investigadores descobriram que o grupo que consumiu pistachos  apresentou uma melhoria significativa no MPOD já na metade do programa, além de um aumento notável de luteína nas amostras de sangue. Esses resultados foram mantidos até à décima segunda e última semana do estudo, sugerindo que comer 60 gramas de pistacho por dia pode melhorar os pigmentos que protegem os olhos dos danos da luz azul.

Leia Também: Os seus olhos 'dizem' que pode ter alguma doença cardíaca. Esteja atento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas