Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 26º

Tem acne? Saiba com que frequência pode (e deve) exfoliar o rosto

Siga os conselhos de especialistas para evitar efeitos secundários desagradáveis e dolorosos.

Tem acne? Saiba com que frequência pode (e deve) exfoliar o rosto
Notícias ao Minuto

23:02 - 29/05/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Pelé

É importante exfoliar a pele do rosto ocasionalmente. Mas, claro, a frequência com que o faz depende do tipo de pele de cada um. "Quer tenha uma pele seca ou oleosa (ou ambas), se é suscetível a erupções cutâneas, deve proceder com cautela quando se trata de produtos de cuidados da pele potentes, incluindo exfoliantes químicos", alerta Carmen Castilla, uma dermatologista, citada na Self. 

Emily Lebowitz Luks, outra dermatologista, concorda e explica que "as pessoas com pele oleosa e propensa a acne podem tolerar o uso mais frequente de exfoliantes químicos, mas continua a ser importante proteger a barreira de hidratação, especialmente se usarem os tratamentos prescritos para a acne [como o peróxido de benzoílo]". 

Leia Também: Hidrate a pele com esta máscara caseira de cacau, mel e leite

Tendo isto em conta, as especialistas aconselham que comece a fazer exfoliação uma vez por semana. Esteja atento à reação da pele e a sintomas como inflamação, comichão ou dores. Depois pode começar a aumentar gradualmente para duas ou (se a sua pele se sentir particularmente oleosa) a três vezes por semana, em dias alternados, aconselha Castilla. 

Lebowitz recomenda que use produtos com ácido salicílico na lista de ingredientes, um anti-inflamatório que atua reduzindo a produção de sebo (óleo) que contribui para a obstrução dos poros, explica. Para além disso, ambas recomendam o ácido glicólico, um ingrediente que demonstrou melhorar a acne.

Leia Também: Como escolher o melhor protetor solar para si

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório