É importante exfoliar a pele do rosto ocasionalmente. Mas, claro, a frequência com que o faz depende do tipo de pele de cada um. "Quer tenha uma pele seca ou oleosa (ou ambas), se é suscetível a erupções cutâneas, deve proceder com cautela quando se trata de produtos de cuidados da pele potentes, incluindo exfoliantes químicos", alerta Carmen Castilla, uma dermatologista, citada na Self.
Emily Lebowitz Luks, outra dermatologista, concorda e explica que "as pessoas com pele oleosa e propensa a acne podem tolerar o uso mais frequente de exfoliantes químicos, mas continua a ser importante proteger a barreira de hidratação, especialmente se usarem os tratamentos prescritos para a acne [como o peróxido de benzoílo]".
Leia Também: Hidrate a pele com esta máscara caseira de cacau, mel e leite
Tendo isto em conta, as especialistas aconselham que comece a fazer exfoliação uma vez por semana. Esteja atento à reação da pele e a sintomas como inflamação, comichão ou dores. Depois pode começar a aumentar gradualmente para duas ou (se a sua pele se sentir particularmente oleosa) a três vezes por semana, em dias alternados, aconselha Castilla.
Lebowitz recomenda que use produtos com ácido salicílico na lista de ingredientes, um anti-inflamatório que atua reduzindo a produção de sebo (óleo) que contribui para a obstrução dos poros, explica. Para além disso, ambas recomendam o ácido glicólico, um ingrediente que demonstrou melhorar a acne.
Leia Também: Como escolher o melhor protetor solar para si