Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Dois alimentos aparentemente inofensivos que aumentam o risco de demência

A descoberta é alarmante.

Dois alimentos aparentemente inofensivos que aumentam o risco de demência
Notícias ao Minuto

08:15 - 10/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças neurodegenerativas

Uma alimentação inadequada, com défices nutricionais, fragiliza o nosso sistema imunitário e é uma das principais causas evitáveis das doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade, colesterol elevado, pressão arterial alta, doenças cardiovasculares e esteatose hepática, também conhecida como fígado gordo. Menos conhecido é o facto da dieta também poder influenciar o risco de demência. 

No entanto, uma nova e alarmante investigação revelou que os alimentos cozinhados em óleo reutilizado podem causar degeneração no cérebro. As batatas fritas e frango frito são dois exemplos dados pelos cientistas.

Leia Também: Jamais subestime este sintoma ao acordar. É "potencialmente fatal"

Segundo o estudo, recentemente apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular, os cientistas revelaram que detetaram níveis mais elevados de neurodegeneração em ratos que consumiram óleos de cozinha reutilizados, em comparação com outros roedores que seguiram uma dieta mais saudável. Os mesmos problemas foram detetados na descendência dos ratos.

Os investigadores descobriram que o aumento da neurodegeneração parece estar relacionado com os efeitos do óleo na rede de comunicação bidirecional entre o fígado, o intestino e o cérebro, essencial para a regulação de várias funções fisiológicas. Mais: falhas nestas rede estão associadas a perturbações neurológicas.

Leia Também: Perder peso? Nutricionista indica alimentos que imitam efeitos do Ozempic

Um dos investigadores, Kathiresan Shanmugam, professor da Universidade Central de Tamil Nadu, na Índia, explicou que fritar alimentos a altas temperaturas "tem sido associado a vários distúrbios metabólicos". Porém, "tanto quanto sabemos, somos os primeiros a relatar que o uso a longo prazo de óleo para fritar aumenta a neurodegeneração na descendência da primeira geração".

Recorde-se que demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento. Porém, está provado que cerca de 40% das demências, como o Alzheimer (a forma mais comum de demência), podem ser prevenidas ou atrasadas.

A Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. 

Leia Também: Três frutas que devíamos comer mais vezes (palavra de nutricionista!)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório