Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Perder peso? Nutricionista indica alimentos que imitam efeitos do Ozempic

Deve tê-los em casa se quiser perder peso.

Perder peso? Nutricionista indica alimentos que imitam efeitos do Ozempic
Notícias ao Minuto

08:06 - 09/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Emagrecimento

Se ainda não conseguiu perder aqueles quilos que tanto queria, esta pode ser a sua oportunidade. É que existem alguns alimentos que, como diz ao Daily Mail a nutricionista Michelle Routhenstein, imitam os efeitos do Ozempic, fármaco à base de semaglutido (princípio ativo que mimetiza os recetores da molécula GLP-1), indicado para o tratamento da diabetes tipo 2, mas que é frequentemente utilizado para a perda de peso.

Segundo  Routhenstein, alimentos ricos em proteínas, fibras e água desencadeiam a libertação de GLP-1, o mesmo efeito provocado pelo Ozempic. Referiu também que algumas combinações de alimentos proporcionam uma maior sensação de saciedade, com menor número de calorias.

Leia Também: Bebés Ozempic. Há casos de gravidez indesejada associados a antidiabético

A nutricionista começa por sugerir o consumo de lentilha, devido à sua riqueza em fibras solúveis que aumentam a secreção de GLP-1 no intestino, mas em menor escala em comparação com o Ozempic.

A maçã, por sua vez, é uma fruta com poucas calorias, rica em fibras e água, o que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. No entanto, apesar de ser uma opção saudável, deve ser combinada com outros alimentos para conferir uma maior sensação de saciedade.

Michelle Routhenstein recomenda igualmente o consumo de brócolos,  couve-flor e couve de Bruxelas. Ricos em vitaminas, minerais e fibras, estes alimentos são pouco calóricos. Por outro lado, são bastante saciantes.

Leia Também: Três frutas que devíamos comer mais vezes (palavra de nutricionista!)

O queijo cottage e o iogurte grego são também uma boa aposta, devido ao baixo teor de gordura e riqueza em em proteínas, o que aumenta o tempo de digestão e, consequentemente, a saciedade.

Da mesma forma, os peixes ricos em ácidos gordos ómega-3  também são aliados num processo de emagrecimento. O mesmo vale para os ovos, como constata um estudo de 2020, que revelou  que consumir este alimento ao pequeno-almoço diminui a fome ao longo do dia.

Leia Também: Gastroenterologista indica cinco alimentos para se sentir menos inchado

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório