Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
32º
MIN 20º MÁX 37º

Nem imagina a influência que a saúde oral tem no sono (mas devia!)

Aqui tem a explicação, bem como três dicas para um sono reparador.

Nem imagina a influência que a saúde oral tem no sono (mas devia!)
Notícias ao Minuto

12:15 - 15/03/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial do Sono

A relação entre a saúde oral e a qualidade do sono é um tema "muitas vezes subestimado", o que faz com que fazendo "os seus efeitos para a saúde sejam ignorados", considera Alina Pereira, Medical Regional Manager da Impress em Portugal. Em comunicado, a propósito do Dia Mundial do Sono, que se assinala esta sexta-feira, 15 de março, refere que "cuidar dos dentes e das gengivas garante um sorriso bonito, mas também pode ter um impacto significativo na qualidade do sono".

A médica alerta para infeções na gengiva, como a periodontite. "Podem resultar em inflamação crónica, que por sua vez, está associada a problemas de sono, incluindo insónia e sonolência excessiva durante o dia". "E claro, qualquer tipo de dor na boca, como cáries não tratadas, abcessos ou feridas na mucosa, podem dificultar o sono, pois a dor constante pode dificultar ou mesmo impedir o descanso", refere também.

Leia Também: Oncologista revela duas coisas que faz para prevenir cancro

"A negligência dos cuidados de saúde oral, como a higiene oral inadequada e a falta de visitas regulares ao dentista, pode resultar em cáries, doenças gengivais e outras condições que podem causar dor e desconforto, interferindo com a qualidade do sono", acrescenta.

Assim, para ajudar a alcançar um sono de qualidade, a Impress, destaca, na mesma nota de imprensa, três "mandamentos":

1- Evitar o sedentarismo

Um relatório do Journal of Dentistry comprovou que as pessoas que praticam exercício físico regularmente tinham um risco 54% menor de contrair periodontite. Também o Journal of Periodontology demonstrou que as pessoas com um índice de massa corporal mais baixo e que praticam a quantidade recomendada de exercício tinham 40% menos probabilidades de desenvolver doenças gengivais. Posto isto, a prática regular de exercício físico durante o dia é benéfico tanto para a saúde oral como para o sono, pois promove o relaxamento e está relacionada com um menor número de episódios de apneia durante a noite, o que contribui para um sono mais tranquilo e revigorante. Contudo, é de notar que, para garantir um sono eficaz, é de evitar a prática de exercício físico próximo da hora de dormir. Neste horário, é preferível recorrer a técnicas como meditação e acupuntura, que demonstraram ser eficazes na modulação do sistema nervoso, promovendo assim um sono mais tranquilo e reparador. 

Leia Também: Com a ajuda destes alimentos, baixa o colesterol. Palavra de médica

2- Evitar o tabaco, o álcool e a cafeína

O bruxismo noturno, caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono, pode causar danos aos dentes e à mandíbula, além de perturbar o sono, levando a despertares frequentes durante a noite, deixando a pessoa cansada pela manhã. Este problema está associado a diversos fatores, entre eles, o tabagismo e o consumo de cafeína ou álcool, razão pela qual se recomenda que seja evitado, sobretudo para quem é mais sensível ao seu efeito estimulante, contribuindo assim para uma melhor qualidade do sono. 

3- Informar-se junto de um profissional

A má oclusão, um problema de saúde oral comum, pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento de distúrbios do sono, como o ronco, a apneia do sono e a insónia. Quando os dentes não estão alinhados corretamente, causam pressão na língua e na garganta, obstruindo a passagem do ar durante o sono. Como resultado, é comum ocorrerem roncos altos e frequentes interrupções no sono, o que pode levar a noites mal dormidas e à redução da qualidade do descanso. Nestes casos, é aconselhável procurar a ajuda de um profissional para encontrar o equilíbrio certo para as necessidades de descanso e manter uma boa saúde oral, física e mental. 

Leia Também: Cientistas descobrem suplemento que pode melhorar a memória em três meses

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório