Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
27º
MIN 15º MÁX 27º

Cientistas descobrem suplemento que pode melhorar a memória em três meses

A cientista Mary Ni Lochlainn, investigadora de medicina geriátrica no King’s College London, considera que a descoberta pode proporcionar "novas abordagens para viver de forma mais saudável por mais tempo".

Cientistas descobrem suplemento que pode melhorar a memória em três meses
Notícias ao Minuto

07:48 - 05/03/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Memória

Investigadores do King’s College London, do Reino Unido, descobriram que existe um suplemento de fibras acessível que pode melhorar a função cerebral e a memória de pessoas com mais de 60 anos em apenas 12 semanas, ou seja, cerca de três meses, segundo um artigo publicado na revista Nature Communications.

Os cientistas testaram duas substâncias prebióticas - a inulina e o fruto-oligossacarídeo (FOS) - para perceberem como o seu consumo pode impactar a função cerebral e saúde muscular. Os testes envolveram a participação de 36 pares de gémeos com mais de 60 anos. Metade recebeu comprimidos com os prebióticos e os restantes um placebo. Além disso, todos os voluntários tomaram um suplemento proteico e realizaram exercícios de resistência para avaliação da função muscular.

Leia Também: Há um detalhe na fala que ajuda a prever risco de demência, diz estudo

Três meses após o início do estudo, o grupo do suplemento com inulina e FOS obteve uma pontuação mais alta num teste cognitivo. Os prebióticos foram associados a ligeiras alterações no microbioma intestinal, com maior quantidade de Bifidobacterium, por exemplo.

"Estamos entusiasmados por ver estas mudanças em apenas doze semanas. Representa uma enorme promessa para melhorar a saúde cerebral e a memória na nossa população idosa", afirma a cientista Mary Ni Lochlainn, investigadora de medicina geriátrica no King’s College London, num comunicado. A especialista considera que "desvendar os segredos do eixo intestino-cérebro poderia oferecer novas abordagens para viver de forma mais saudável por mais tempo". 

Agora, o próximo passo é perceber se os efeitos positivos do consumo dos prebióticos são sustentáveis a longo prazo.

Leia Também: Pare de comer isto pela manhã. Só aumenta o colesterol, diz nutricionista

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório