Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 27º

Pare de comer isto pela manhã. Só aumenta o colesterol, diz nutricionista

A nutricionista Jen Walpole afirma que são "aparentemente saudáveis".

Pare de comer isto pela manhã. Só aumenta o colesterol, diz nutricionista
Notícias ao Minuto

07:05 - 05/03/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

"Muitas vezes as pessoas são aconselhadas a evitar alimentos gordurosos e até mesmo ovos ou manteiga. Como resultado, tendem a fazer escolhas piores ao pequeno-almoço e sem se aperceberem", diz a nutricionista Jen Walpole ao jornal Daily Express, referindo-se a granola, papas com mel ou barras de cereais. "Parecem opções saudáveis, mas não são ideais para quem tem colesterol alto."

Segundo Walpole, estas essas opções "aparentemente saudáveis" estão repletas de carboidratos que se decompõem rapidamente em glicose, causando picos de açúcar no sangue. Isso faz com que o corpo liberte insulina, o que promove a produção de partículas menores e mais densas de colesterol LDL (o 'mau' colesterol). Além disso, "a resistência à insulina prejudica o colesterol HDL [o 'bom' colesterol], tornando-o menos eficiente na remoção do LDL da corrente sanguínea".

Leia Também: Neurocientista aponta três alimentos que nos envelhecem mais depressa

"Faça escolhas ricas em ácidos gordos ómega-3, conhecidos por aumentar o colesterol HDL e reduzir o colesterol LDL. Salmão, abacate, nozes e sementes de chia são ótimas fontes", refere, sublinhando que, "ao contrário do que se pensa, os ovos também são uma boa opção". "Contêm gorduras boas, proteínas e colina, um nutriente que auxilia no transporte saudável do colesterol."

"Se precisa de alguns carboidratos no pequeno-almoço, opte por grãos inteiros como aveia, quinoa ou torradas de trigo integral e combine-os com proteínas e gorduras como nozes, manteiga de noz ou proteína/colágeno em pó para melhorar o controlo do açúcar no sangue", continua.

Leia Também: Neurocientista revela "segredo surpreendente" para prevenir Alzheimer

A nutricionista também sugere alimentos anti-inflamatórios como frutas e vegetais coloridos e ricos em antioxidantes. Frutos vermelhos e tomate são "excelentes escolhas" que podem combater a inflamação, reduzindo o risco de doenças cardíacas associadas ao colesterol elevado.

Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de alta densidade)  e o LDL (lipoproteínas de densidade baixa). O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL, o 'mau colesterol', transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:

Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

Leia Também: Três alimentos a riscar da lista de supermercado. Fazem mal ao cérebro

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório