Sim, a posição em que dorme pode aumentar a probabilidade de pesadelos

Existe uma explicação.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
09/01/2024 23:02 ‧ 09/01/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Sono

Geralmente a qualidade do sono depende de uma série de fatores como o stress e consumo de álcool. É ainda muito possível que a posição em que dorme aumente a probabilidade de pesadelos desagradáveis. Sabia?

Leia Também: O tipo de almofada que pode melhorar a sua qualidade de sono

Por exemplo, uma investigação científica, feita em 2004, e citado no BestLife, concluiu que os indivíduos que preferem dormir sobre o lado esquerdo têm mais pesadelos

Theresa Cheung, uma interpretadora de sonhos e autora, citada no mesmo website, explica que esta posição "pode estar associada a pesadelos porque dormir sobre o lado esquerdo coloca mais stress no coração. Sempre que há stress, a qualidade do sono é má e os pesadelos são inevitáveis".

Para além disto, a especialista menciona que outros "estudos sugerem que dormir de costas desencadeia mais pesadelos".

Rafael Pelayo, médico, professor de psiquiatria e ciências comportamentais no Centro de Ciências e Medicina do Sono de Stanford, nos Estados Unidos, explica que "a correlação entre dormir de costas e ter pesadelos está relacionada com a qualidade - ou melhor, a falta - da respiração". 

Isto acontece porque "o trabalho de respiração é mais difícil quando se está deitado de costas", ou seja, "a língua desliza para trás" dificultando a respiração. 

Leia Também: Não consegue adormecer? Truques simples que tem de experimentar

Quando dorme de barriga para cima torna-se ainda significativamente mais fácil para o cérebro sair do ciclo de sono REM. Porquê? Concentra-se mais na falta de fluxo de ar e, assim, "fica consciente de qualquer que seja o conteúdo dos seus sonhos".

Existem provas de que dormir de barriga para baixo aumenta a probabilidade de pesadelos. Por exemplo, em 2012, investigadores de Hong Kong, na China, concluíram que esta posição resulta em sonhos de "material sexual, erotomaníaco e persecutório, como temas envolvendo 'ter uma relação sexual com uma celebridade', 'ser sufocado, incapaz de respirar', 'ser trancado' e 'ser amarrado, incapaz de se mover'". 

Leia Também: Dormir mal nestas idades pode resultar em problemas de memória mais tarde

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas